As reservas realizadas através de computador, nas agências de viagens online, aumentaram nos jovens turistas com menos de 30 anos na ordem dos 73% e 67% para os portugueses com mais de 50 anos de idade, a conclusão é de o estudo “Viajar através de gerações” apresentado pela eDreams, a maior agência de viagens online da Europa.
No estudo, que contou com a participação de mais de 13.000 viajantes de todo o mundo e analisou as principais diferenças nas tendências de viagem entre os jovens com idades entre os 18 e 29 anos, designados de “Millennials” e indivíduos com mais de 50 anos, os “Baby Boomers”, é possível ainda saber-se que as reservas realizadas através das aplicações móveis seguiram a mesma tendência, com um aumento de 70% e 55% para Millennials e Baby Boomers, respetivamente.
Os jovens portugueses conhecem já mais destinos que os indivíduos com mais de 50 anos e viajam mais dentro de Portugal, enquanto os viajantes mais velhos optam por conhecer outras cidades europeias. A análise da eDreams identifica ainda que a primeira viagem dos Baby Boomers portugueses foi, em média aos 16 anos, enquanto os Millenials nacionais iniciaram as suas viagens antes dos cinco anos de idade, três vezes mais cedo que os seus pais. Já em termos europeus, os Baby Boomers iniciaram as suas viagens aos 19 anos e os Millenials aos 9, em ambos os casos mais tarde que os viajantes lusos.
A eDreams revela ainda que, em média, os Baby Boomers despendem mais tempo nas suas viagens comparando com os Millennials, sendo que os primeiros admitem passar mais de 5,7 horas a deslocar-se para o destino e os segundos apenas 5,06 horas. Já quando comparado com a década passada, verifica-se uma tendência decrescente no tempo médio de viagem. Os viajantes mais jovens gastam menos 18% do tempo em viagem, enquanto os turistas mais velhos afirmam que o tempo de viagem registou um decréscimo significativo de 22%.
Turistas portugueses optam por conhecer melhor o seu País
No que respeita às viagens em território nacional, também se verifica um crescimento considerável, o que revela a preocupação dos turistas nacionais em conhecer as diferentes cidades e culturas do seu País.
Segundo os dados da eDreams, 70% dos Baby Boomers admite ter viajado em criança em território continental, face a 77% dos Millennials, com estes últimos a manter a tendência de viagem em território nacional, enquanto os turistas com idades superiores a 50 anos, denominados de Baby Boomers, optam por fazer viagens mais frequentes para outras cidades no Continente Europeu.
No que respeita ao veículo de transporte, para os Baby Boomers o carro é o veículo de eleição, seguido do avião. Já os meios mais tradicionais, como o comboio e o autocarro, são os meios de transporte menos utilizados pelos inquiridos.
Quanto aos Millennials, as preferências no que respeita aos meios de transporte utilizados para a realização das viagens revela-se diferente, com a grande maioria dos inquiridos a admitir que há dez anos a escolha recaia no seu próprio carro, o que faz com que se verifique uma maior tendência para viagens em território nacional, enquanto atualmente, 95% dos utilizadores admite viajar mais de avião e 33% revela viajar mais de comboio. Já para 29% dos jovens, as viagens de autocarro revelam-se cada vez menos prováveis.