O Algarve voltou a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde deu a conhecer a diversidade da sua oferta turística aos cerca de 75 mil visitantes que por lá passaram. O stand do Algarve registou uma grande afluência de profissionais e visitantes, superior à da edição de 2016, com o público a mostrar um grande interesse pelos produtos gastronómicos e pela oferta de turismo ativo da região.
Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve, faz um balanço extremamente positivo da participação do Algarve na BTL: «enquanto principal destino turístico do país, e de forma a consolidar a sustentabilidade da região, precisamos que todos os players regionais unam esforços na estratégia comum. Foi, assim, com satisfação, que o stand do Algarve contou com a presença de todos os concelhos algarvios. Durante a Feira, conseguimos mostrar aos visitantes que o Algarve é mais do que Sol, Mar e Golfe. O Algarve é um destino para todo o ano e com potencialidades únicas de natureza, birdwatching, cultura e desporto.»
Na Feira, que decorreu de 15 a 19 de março, o destaque foi para o turismo de natureza, cultural, desportivo e para a gastronomia e vinhos da região. No stand de 600m2, estiveram representados os 16 concelhos algarvios e 16 agentes turísticos da região, que, no conjunto, realizaram inúmeras iniciativas como showcookings, provas de vinhos, apresentações diversas, espetáculos culturais, entre outros.
Durante 5 dias, o stand do Algarve contou sempre com grande afluência de visitantes e foi palco de várias dezenas de reuniões profissionais. Os showcookings e degustações de produtos regionais foram das iniciativas que cativaram mais pessoas, o que demonstra o interesse crescente pelos produtos do terroir algarvio, como a alfarroba. A peça de teatro “Algarve, quem és tu?”, integrada na iniciativa “Kids Route” foi um êxito, com várias dezenas de crianças a assistir na plateia. As apresentações dos municípios também registaram grande afluência.
Os visitantes demonstraram ainda um interesse crescente pelas propostas de natureza e turismo ativo do Algarve, tendo sido registada uma maior procura por guias de natureza e um grande interesse na visualização dos vídeos “algarve 360º”, uma verdadeira experiência imersiva no Algarve, em que o público descobre toda a diversidade da oferta turística e a beleza paisagística da região, através de sete vídeos de realidade virtual.