António Costa encerra 4ª edição do “Vê Portugal” – Fórum Turismo Interno

António Costa encerra 4ª edição do “Vê Portugal” – Fórum Turismo Interno

0

O primeiro ministro, António Costa, vai encerrar a 4ª edição do fórum “Vê Portugal”, que terá lugar de 29 a 31 de Maio, em Leiria, numa organização conjunta da Turismo do Centro e da autarquia daquela cidade. A confirmação do governo chegou ontem de manhã à Turismo do Centro, dia em que estava marcada a apresentação do programa Daquele que é o fórum do turismo interno.

Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, e Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, fizeram as honras da casa e deram a conhecer aos jornalistas presentes as novidades do evento para este ano.

Durante um jantar de gala, o primeiro das edições do “Vê Portugal”, que terá lugar no dia 30 de Maio no Palace Hotel Monte Real, a Turismo do Centro irá homenagear, pela primeira vez, personalidades que se tenham destacado no setor do turismo, tanto a nível nacional como regional. Ainda durante a mesma ocasião, e aproveitando o jantar, irá ser apresentado o novo vídeo promocional daquela região turística, além de virem a ser entregues os Prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, uma iniciativa do Turismo de Portugal, que tem por objetivo apoiar projetos inovadores no setor localizados na região centro.

Novidade também é a atividade “Vê Portugal”- Conhece Leiria. Uma iniciativa que tem como objetivo potenciar o conhecimento mais profundo da cidade anfitriã do evento, bem como a vontade de revisitar e recomendar o destino.

Após Viseu, Aveiro e Coimbra, a cidade de Leiria tem agora neste evento a oportunidade de “divulgar a estratégia do município na área do Turismo e da Cultura”, segundo palavras de Gonçalo Lopes, dando ainda como exemplo o facto de Leiria vir a ser a Capital da Cultura em 2027, iniciativa que irá atrair um maior número de visitantes.

O “Vê Portugal” terá lugar no Teatro José Lúcio da Silva e Pedro Machado afirma poder “superar” o número de participantes do ano passado, que ultrapassou os 600.

Programa

A sessão de abertura do fórum contará com a presença de Pedro Machado, de Raúl Castro, Presidente Câmara Municipal Leiria, de Javier Jamirez Utrilla, diretor geral de Turismo da Junta de Castela e Leão, e a presidir estará a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Nesse mesmo dia, o painel 1 será subordinado ao tema “Programas de Apoio à Valorização e Qualificação Do Destino – Portugal 2020” e terá como moderador Carlos Abade, diretor de Departamento Turismo de Portugal. Como oradores estarão Cláudia Monteiro de Aguiar, deputada ao Parlamento Europeu, António Costa Dieb, presidente da AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, e Jaime Serrão Andrez, presidente da Comissão Diretiva COMPETE 2020.

No dia seguinte, o painel 2 fala sobre a “Valorização e Qualificação Destino – O Papel dos GAL – Grupos de Ação Local”. A moderadora será Maria João Botelho, presidente da Direção da Federação Minha Terra e os oradores Jorge Rodrigues, coordenador do GAL ADIRN – Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, João Carlos Pinho, coordenador do GAL ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Integrado de Montemuro, Arada e Gralheira, Catarina Vieira, gerente do empreendimento “Chão de Rio”, e Rui Anastácio, proprietário dos empreendimentos “Casa dos Matos” e “Cooking and Nature Emotional Hotel”.

De seguida será a vez de falar sobre “Mercado Interno Alargado – Parcerias Transfronteiriças”, do qual participará Francisco Martín Simón, diretor geral do Turismo Junta de Extremadura, e Ana Abrunhosa, presidente da CCDR Centro.

“A Importância das Indústrias Criativas para a Gestão de um Destino Turístico” é o painel que se segue, na manhã do último dia do fórum. Gonçalo Lopes, Vice-presidente Câmara Municipal Leiria, será o moderador, e terá como oradores Carlos Martins, da Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, Neil Peterson, diretor e fundador da Inside Track; Liverpool Capital Europeia da Cultura 2008, e Airan Berg, diretor de Projetos Internacionais, La Valetta 2018.

Para terminar, o painel 5 vai dizer “Como Promover/Vender um Destino” e contará com a presença de Pedro Costa Ferreira, Presidente APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, Michael de Blust, secretário-geral da ECTAA – Confederação Europeia das Associações de

Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus, e Frederico Costa, administrador do Grupo Pestana.

A sessão de encerramento, para além do primeiro-ministro, conta ainda com a presença do autarca de Leiria e de Pedro Machado.

A participação no Jantar Gala “Vê Portugal”, tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação, através do link:  https://goo.gl/forms/Ex6Yb3FuHUUPyDvL2

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply