O mercado chinês em Portugal, entre janeiro e setembro deste ano, teve um “incremento de 40% face ao ano passado”, altura em que “na totalidade do ano conseguiu alcançar um aumento de 18%”. Desta forma, dos primeiros nove meses de 2017 o mercado chinês mais que duplicou em Portugal. A novidade foi avançada aos jornalistas pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, durante a abertura do 43° Congresso da APAVT.
Para a responsável estes números devem-se à “vitória histórica” de terem conseguido abrir a operação aérea direta entre Lisboa e Pequim, que teve início a 26 de julho, com a Beijing Capital Airlines.
A governante assegura que o objetivo futuro será “manter o nível de crescimento” e evidência que “o mercado chinês é o mercado de futuro, tal como o indiano, e temos que estar presentes neste mercado e garantir que temos a capacitação da nossa oferta para saber receber turistas chineses”.
Segundo a secretaria de Estado as preferências dos chineses recaem sobre a história, cultura, gastronomia, segurança e a procura de experiências diferentes em Portugal e na Península Ibérica.
por Sílvia Guimarães – em Macau a convite da APAVT