Época balnear 2022 integra mais 20 praias num total de 594 vigiadas

A época balnear de 2022 vai integrar 594 praias de banhos, mais 20 do que no ano passado. Estes são locais onde a vigilância e a assistência a banhistas estão asseguradas por nadadores salvadores, segundo a portaria hoje publicada, assinada pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Vão estar também à disposição dos utentes 654 águas balneares, um número que engloba mais 11 locais, na comparação com o ano passado.

Em termos de galardões, 393 praias foram premiadas com a Bandeira Azul (mais 21 do que em 2021).

A abertura da época balnear será progressiva. A 7 de maio iniciar-se-á em várias praias dos concelhos de Cascais, Porto Santo e Porto Moniz. A 15 de maio juntar-se-ão diversas praias no distrito de Faro. A 1 de junho, a maioria das praias no centro e sul do país.

Nas águas interiores, o início da época balnear vai decorrendo entre junho e julho.

Tal como na abertura, também o encerramento da época balnear será progressivo a partir do fim de agosto, prolongando-se até 31 de outubro com o encerramento das últimas praias, localizadas no Funchal e em Porto Santo.

Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realizará, durante toda a época balnear, análises para avaliar se as águas se encontram aptas para o banho, garantindo, assim, uma maior segurança aos utentes.

A aplicação Info Praia está novamente ativa para facilitar, em qualquer local e de forma rápida, o acesso à informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares.

Nesta aplicação podem ser definidas praias favoritas, galardões atribuídos, equipamentos existentes, bem como a ser notificado de informação atualizada da qualidade da água balnear.

A “Info Praia” continuará a incluir o nível de ocupação das praias, agora a título informativo, permitindo aos utentes, antes de se deslocarem, selecionar as suas opções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here