Herói do Voo 254 da Varig participa no 1º encontro internacional da...

Herói do Voo 254 da Varig participa no 1º encontro internacional da aviação da Lusofonia

0

Nilson Zille, o copiloto do Voo 254 da Varig que se despenhou na selva amazónica em 1989, encerra este sábado, 14 de outubro, o LusoAvia – 1º Encontro Internacional de Aviação dos Países Lusófonos, no Centro de Congressos de Lisboa. A entrada amanhã é gratuita, mediante inscrição prévia no site https://www.lusoavia.com/ onde está também disponível o programa do evento.

No dia 3 de setembro de 1989, o Voo 254 da Varig fazia o trajeto Marabá-Belém, com 54 pessoas a bordo, quando uma falha de combustível obrigou o piloto a uma aterragem de emergência na selva amazónica, em São José do Xingu, Mato Grosso. O copiloto desse voo, Nilson Zille, estará amanhã em Portugal pela primeira vez para contar o que aconteceu na viagem, que ficou para a história como um dos piores acidentes aéreos do Brasil.

Este evento sem precedentes na história da Lusofonia está a debater temas como a gestão aeronáutica, a aviação civil, a formação e as autoridades civis. Participam nesta iniciativa nomes da aviação nacional e internacional, como Fernando Pinto, CEO da TAP, Joaquim Teixeira da Cunha, CEO da TAAG e Marco Pellegrini, CEO da OGMA.

O grande objetivo do LusoAvia, que reúne alguns dos maiores decisores do setor da aviação, é estabelecer novas pontes de diálogo e criar oportunidades que fomentem a cooperação institucional e fortaleçam as relações empresariais no espaço da Comissão de Países de Língua Oficial Portuguesa. Na CPLP cabem 9 países de 4 continentes e um total de 274 milhões de cidadãos, representativos de 12% do tráfego aéreo mundial.

“Este é um evento original e sem paralelo no mundo da aviação. A união de um setor em torno de uma língua comum abre portas para o conhecimento e para desenvolvimento económico mútuo. Conseguimos reunir profissionais dos aeroportos, autoridades civis, universidades, academias de aviação, embaixadores, decisores políticos, construtores, prestadores de serviços e fornecedores num encontro de trabalho e de debate dos temas mais pertinentes do setor”, afirma Frederico Fernandes, CEO da LusoAvia.

O último dos dias do LusoAvia é dedicado à formação na Lusofonia e a todos os profissionais e entusiastas apaixonados pela indústria da Aviação – José Correia Guedes, piloto e consagrado autor, Rui Castro e Quadros, BSc Aviation Management Program Coordinator no ISEC e José Raposo, Coordenador do centro de treino SATA são apenas alguns dos convidados presentes no terceiro e último dia do 1º Encontro Internacional de Aviação dos Países Lusófonos.

Paralelamente aos painéis de debate, todos os dias a partir das 16h30 existirá um espaço designado de ‘Bolsa de Formação’, especialmente dedicado à formação e recrutamento, assim como ao esclarecimento de legislação de aeronaves não tripuladas, de acesso gratuito. Este é um evento promovido pela NewsAvia, gestora de um projeto de alcance mundial, com mais de 8 milhões de leitores, em conjunto com a Comissão Empresarial da Comunidade dos Países de Expressão Portuguesa e a Start-Up Madeira, entre outros.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply