Lusanova inicia ano com vendas 15% superiores às de pré-pandemia

A Lusanova está a registar um aumento 15% superior em vendas neste início de ano, quando comparando com 2019, ano de pré-pandemia.

A tendência de crescimento já se vem a registar desde o ano passado, quando o tour operador conseguiu ultrapassar os 10% dos resultados de 2019.

Tiago Encarnação, diretor de operações da Lusanova, disse aos jornalistas, à margem do evento de apresentação da programação para o verão deste ano, que decorreu esta quinta-feira, dia 8 de março, em Lisboa, que 2022 “foi um bom ano, atingindo os valores de 2019, o operador cresceu 10% em relação a 2019 e uma média de 50% em relação a 2022”.

Em 2023, os circuitos europeus atingiram 60% da totalidade das reservas do operador, embora na generalidade este produto tenha crescido 25% em relação ao ano anterior, o restantes 40% ficaram a cargo de grandes destinos efetuados em voos de longo curso.

A Argentina e o Chile foram os destinos mais procurados, logo a seguir aos circuitos, e a Índia também “vendeu bem”, apesar do responsável ter admitido que este foi um produto que “demorou a arrancar”. A registar o melhor ano de sempre para o operador, até porque até ao ano passado não regista grande procura, esteve o Japão, que em 2023 teve “o melhor ano de sempre” para a Lusanova.

Quando questionado sobre como estão a correr estes primeiros meses de 2024, ano em que o operador turístico festeja o seu 65º aniversário de existência em Portugal, Luís Lourenço, administrador da Lusanova, deixou presente quev “o ano está a correr bem, com muita procura e vendas”.

O responsável adiantou que “até à passada sexta-feira, comparativamente a 2019, as vendas estavam 15% acima [dia em que começaram as vendas na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)]. Os circuitos europeus estão com vendas extraordinárias, foi talvez um dos produtos que mais se vendeu na BTL”.

Luis Lourenço diz que as vendas antecipadas estão a ter uma procura cada vez maior, talvez porque sairam para a rua “um pouco mais cedo com a programação e a coisa está a correr bem”. Por isso mesmo, o admnistrador garante: “Estamos satisfeitos e esperamos que assim continue. Que os números no final do ano sejam bastante significativos”.

Tendo em conta o bom momento das vendas da Lusanova, Tiago Encarnação adiantou que a campanha de vendas lançada para a BTL vai ser prolongada até ao final de março, estando os grandes destinos, com é o caso da Índia e o Japão a registaram a maior procura, assim como Marrocos e a Argentina.

“Este crescimento da empresa tem a ver também com os investimentos que fizemos pós pandemia, dos quais destaco cinco áreas: A diversidade crescente do produto, e temos vindo progressivamente a diversificar mais; a tecnologia, permitindo que hoje em dia o nosso sistema de reservas esteja mais robusto, mais freandly, permite mais reservas online para a maioria dos nossos destinos; os recursos humanos em que começámos primeiro na área comercial, o ano passado com o reforço do Porto, mas também reforçámos as equipas do produto, para dar maior atendimento principalmente aos orçamentos à medida que, hoje em dia, cada vez mais as agências de viagens nos pedem, também porque o cliente procura, hoje em dia, procura a personalização da viagem, ou seja, há muitos clientes que já fogem do pacote pré definido, e nós temos essa capacidade de o adaptar às suas necessidades”, revelou.

A Lusanova está assim a procurar manter o compromisso de oferecer “uma programação diversificada, mas segura, com destinos que achamos que são competitivos, e onde damos a segurança que é exigida à nossa marca, e na melhor qualidade relação/preço. É esse o nosso ADN e é assim que vamos continuar nos próximos anos”.

Programação 2024 apresenta novidades

Em relação à programação para este verão, a Lusanova dispõe de mais de 100 circuitos regulares, tanto na Península Ibérica como na restante Europa, com mais de 40 com guia a falar português, todos com partidas garantidas, alguns a apresentarem novos hotéis.

Itália, o principal destino do operador na Europa, têm “um catálogo online que, para além do reforço da contração, é a partida de Roma com a Costa Amalfitana”, referiu. “A nível de circuitos, temos também o reforço para a Alemanha com mais um circuito «O melhor da Alemanha», mais dois novos circuitos da Suíça e Áustria, com guia em português. Em França temos o circuito que é no coração de Loire que permite também fazer o combinado com Paris. E na Escandinávia reforçámos um circuito com cruzeiro, isto a nível dos regulares”, adiantou o diretor de operações.

A Lusanova está ainda a apostar no lançamento de reservas online de Ponta Delgada e do Funchal, sempre com escala em Lisboa.

Reforçada está também a programação para a Alemanha, Suíças, Aústria, Franca e Escandinávia.

No que respeita aos Circuitos Lusanova Plus o produto foi reformulado. “Foi um produto que readaptámos este ano, que são circuitos para um segmento medio, médio/alto, para pessoas que gostam de viajar em grupo, mas com maior acompanhamento, em pensão completa ou meia pensão, para vários destinos do mundo, temáticos e com preço fixo”, explicou.

Lançadas este ano pela primeira vez, as “Escapadas” são destinos de city-break para uma dúzia de destinos na Europa e não só, com todos os serviços incluídos, abrangendo transferes e visitas locais.

A possibilidade de pacotes à medida agora para os grandes destinos – África, Médio Oriente e Índico, Ásia e Américas -, de longo curso, é também uma realidade.

A Lusanova vai fechar 2023 com uma faturação de 30 milhões de euros em Portugal. O operador está presente também nos Brasil à cerca de 25 anos.

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