O mercado britânico registou a principal descida (-16,3%) no mês de agosto no Algarve, segundo dados provisórios da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve. Uma descida atribuída à desvalorização da libra em 15% no último ano.
Por seu lado, o mercado nacional registou a maior subida (+10,0%), contrariando assim a tendência observada no último ano. Também o mercado alemão registou uma subida de +4,6%.
De realçar ainda as subidas registadas nos mercados com menor expressão, designadamente Polónia, França, Suécia, Bélgica, Dinamarca, Itália e todos os outros.
No que diz respeito à taxa de ocupação média/quarto, os mesmos dados da AHETA registam 93,9%, tendo-se situado ao nível do ano anterior.
Por zonas geográficas, as maiores subidas ocorreram nas zonas de Faro / Olhão (+4,1%) e Carvoeiro / Armação de Pêra (+2,3%). A maior descida verificou-se em Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago (‑3,1%), enquanto Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registou uma subida de 1,7%.
Quanto ao volume de vendas aumentou 3,8 por cento durante o mês de agosto. Em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação quarto regista uma subida de 2,2% e o volume de negócios um crescimento acumulado de 9,1%.