Novas instalações da escola do Turismo de Portugal em Portimão

O Turismo de Portugal assinou esta quarta-feira, 7 de outubro, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, o contrato para as obras das novas instalações da Escola de Turismo em Portimão, num investimento de 2,3 milhões de euros com inauguração prevista para o segundo trimestre de 2022.

As novas instalações da Escola do Turismo de Portugal em Portimão localizam-se no centro da cidade e representarão um aumento de valor e qualidade nas infraestruturas e equipamentos ao dispor da comunidade escolar e empresarial do sector.  Este investimento é também o reflexo daquela que é a estratégia do Turismo de Portugal para a área da formação e capacitação de recursos do sector, tornando-os agentes de adaptação à mudança e de introdução de novos modelos de organização do trabalho, introduzindo nas empresas um conjunto de competências transversais que apoiem a readaptação que muitas estão já a implementar face aos atuais desafios.

Com foco na componente digital, a aposta é num percurso mais flexível, que conjuga formação online e formação presencial, reduzindo os períodos de permanência física na escola. Todos os cursos de especialização tecnológica terão uma modalidade de ensino online, onde se prevê que 15% a 20% da carga horária teórica seja realizada neste regime. Serão também iniciados programas formativos em regime de e-learning e b-learning, com recurso a uma plataforma específica e com ofertas próprias.

A nova escola terá 8 salas de aula equipadas com a mais recente tecnologia, de forma a facilitar um ensino híbrido que conjugue formação presencial e à distância, 2 cozinhas de aplicação com equipamentos topo de gama, um auditório com capacidade para 140 pessoas, laboratório com cozinhas individuais, bar de aplicação e restaurante de aplicação, estes últimos abertos ao público em geral.

A Escola de Portimão continuará a apostar na formação inicial, para jovens que pretendem seguir as profissões da hotelaria e turismo, e na formação de ativos, que combina com a realização de eventos em regime de Prática em Contexto de Trabalho através dos serviços hoteleiros que disponibiliza à comunidade. Os cursos disponibilizados são de Técnico(a) de Restaurante e Bar, Técnico(a) de Cozinha e Pastelaria, Gestão de Restauração e Bebidas e Gestão e Produção de Cozinha.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, “é fundamental que continuemos a apostar na formação e qualificação nesta área. Portugal foi considerado por três vezes o melhor destino turístico do mundo e estamos convictos que só manteremos o título, encerrando todas as oportunidades para requalificar e reforçar as competências dos profissionais turísticos. O Turismo de nova geração – que contribuirá decisivamente para a retoma económica nacional – não existirá sem investimento no capital humano.”.

Para o ano letivo 2020/2021, as 12 Escolas do Turismo de Portugal receberam 2.923 candidaturas para um total de 1.740 vagas, com alguns cursos a registarem uma procura acima dos 450% face ao número de vagas, de que são exemplo os cursos lecionados em inglês: Culinary Arts, Hospitality Operations Management e Food & Beverage Management.

Recentemente, a rede de Escolas do Turismo de Portugal conquistou a Certificação TedQual da OMT – Organização Mundial do Turismo, que lhe acrescenta um reconhecimento de qualidade e de dimensão internacional, e também a Bandeira Eco-Escola, um programa internacional da “Foundation for Environmental Education” que reconhece o trabalho desenvolvido no âmbito da Sustentabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui