A eDreams ODIGEO, plataforma de subscrição de viagens e uma das maiores empresas europeias de e-commerce, acaba de publicar o seu estudo anual “A Year in Travel 2023”, que oferece uma visão geral das preferências e comportamentos dos viajantes durante este ano e prevê algumas das principais tendências que vão marcar o próximo.
Os destinos preferidos dos portugueses
Este ano, e como já vem sendo habitual, Paris voltou a ser o destino de eleição dos viajantes portugueses – e não apenas deles, foi também a cidade para onde os dados da eDreams indicam que mais pessoas viajaram a nível global. Seguiu-se Madrid e Londres, e outros destinos populares para os portugueses foram Barcelona, Funchal, Ponta Delgada, Bruxelas, Lisboa, Luxemburgo e Porto. Desta forma, destaca-se uma tendência clara para fazer viagens na Europa e para destinos cada vez mais próximos, por vezes sem sequer sair do nosso próprio país.
Entre as cidades que os portugueses mais pesquisaram para visitar este ano, encontram-se Paris, Londres, Funchal, Barcelona e Madrid – o que permite perceber que acabaram por viajar maioritariamente para os locais em que inicialmente pensaram.
Por outro lado, os destinos cujo volume de viagens mais cresceu em 2023 face ao ano passado, em termos de reservas efetuadas, foram Bilbau (45%), Málaga (45%) e Palma de Maiorca (31%), todos eles em Espanha. Globalmente, os destinos que registaram um maior crescimento das reservas em comparação com 2022 foram também Bilbau (54%); Bangkok, na Tailândia (49%); Las Vegas, nos EUA (28%); e ainda Casablanca, em Marrocos (27%).
Os hábitos de reservas dos portugueses
A eDreams ODIGEO olhou também para os hábitos de viagem dos portugueses em 2023, nomeadamente a duração das suas estadias, a antecedência com que efetuaram reservas e a distância das viagens realizadas.
Tal como nos dois anos anteriores, os portugueses parecem continuar a dar grande preferência a viagens curtas, de 3-4 dias (41%). Seguem-se as estadias de duração média, entre 7-13 dias (19%) ou 5-6 dias (17%), e apenas uma minoria escolheu realizar viagens mais longas do que duas semanas – 14-20 dias (4%) ou mais de 21 dias (4%).
No que toca às reservas, a maioria (62%) dos inquiridos marca as suas viagens com cerca de um mês de antecedência.
A eDreams ODIGEO pôde ainda perceber que os portugueses voltaram a preferir viagens na Europa (78%) do que viagens dentro do próprio país (15%) ou para fora do continente europeu (7%). Apesar de a diferença ser muito ligeira (14% em 2022 vs 15% em 2023), observou-se um aumento das viagens nacionais, o que pode demonstrar que os portugueses estão a dar mais valor a conhecer o nosso próprio país mais a fundo.
Portugal na mira dos viajantes internacionais
Este estudo da eDreams ODIGEO permitiu ainda perceber a proveniência da maioria dos viajantes que nos chegam: França (34%) destaca-se amplamente, seguindo-se Espanha (15%), Alemanha (11%) e Reino Unido (9%).
Por outro lado, Lisboa parece estar na mira dos clientes da eDreams a nível internacional:
- Figura no Top 10 de destinos para onde mais viajaram em 2023 (8º lugar);
- Foi a 11ª cidade mais pesquisada nas plataformas da empresa durante este ano;
- Está em 10º lugar do ranking de destinos com mais reservas já registadas para 2024.
As viagens a solo já tinham sido uma tendência em 2022, mas mantiveram-se em alta ao longo deste ano. Um estudo recente da eDreams revelou que ‘ter controlo sobre as decisões tomadas em férias’ é o principal fator que motiva os viajantes a partir de férias sozinhos. As preocupações com a segurança reduziram-se significativamente este ano, e as férias de praia ou para destinos culturais são as que mais agradam aos viajantes a sós.
Por outro lado, seja para fugir dos ecrãs e do escritório, ou com o propósito claro de fazer um retiro ou praticar exercício físico, o bem-estar surgiu como uma das novas tendências de viagem mais quentes a nível mundial. De facto, segundo outro estudo recente da eDreams, a grande maioria viajantes disse planear as suas viagens tendo em mente a sua saúde física e emocional e que viajar contribuía positivamente para a sua saúde mental. Prevê-se um ‘boom’ no turismo do sono, juntamente com as “viagens transformacionais” centradas no ioga, na espiritualidade, na escrita, na desintoxicação ou no exercício.
Este ano, foi possível compreender também que as redes sociais estão a influenciar cada vez mais as escolhas de destinos de férias, à medida que os influenciadores do Instagram e, sobretudo, do TikTok mostram a uma nova geração de viajantes um vislumbre daquilo que os locais têm para oferecer. As redes sociais estão a tornar o mundo mais acessível, oferecendo dicas e orientações sobre orçamentos, segurança, locais a não perder e “jóias escondidas”. Também se prevê que o TikTok se torne definitivamente na plataforma de redes sociais que mais influencia os viajantes.
Finalmente, em 2023, o set-jetting – viajar para locais onde foram gravados filmes e séries famosos – inspirou um número recorde de viajantes em todo o mundo. A televisão e o cinema parecem quase assumir o papel do agente de viagens, deixando as pessoas mais ávidas do que nunca pelos cenários e locais que adoram nos ecrãs. Dados da eDreams ODIGEO revelaram um aumento do set-jetting após os Óscares de 2023: após o lançamento do filme Fabelmans, por exemplo, registou-se um aumento de viagens para Los Angeles; e, após o lançamento de Tár, as reservas para Nova Iorque aumentaram em comparação com o ano anterior. Os meios de comunicação social têm-se deliciado com as histórias por detrás dos locais de filmagem de filmes como Barbie ou Indiana Jones; de séries como White Lotus ou Game of Thrones, e os jogos de vídeo também estão a alimentar um interesse crescente nos destinos, incluindo Califórnia, Tóquio e Himalaias.
Um primeiro olhar sobre 2024
Por fim, o estudo da eDreams ODIGEO quis ainda olhar para o futuro das viagens, em particular no próximo ano. Foi possível concluir que as reservas dentro do continente europeu parecem manter-se na mira dos viajantes portugueses – sendo Paris, Funchal, Barcelona e Amesterdão os destinos que já registam mais reservas para 2024.
Exatamente como aconteceu no ano passado, por esta altura, os destinos que os portugueses mais têm pesquisado para viajar no próximo ano são Paris, São Paulo, Londres, Rio de Janeiro e Nova Iorque, indicando um desejo por viagens de longa distância.
O ano de 2024 está repleto de grandes eventos desportivos internacionais – incluindo os Jogos Olímpicos, os Jogos Paralímpicos e o Euro 2024 –, o que decerto impactará as escolhas de viagens a nível internacional. Os Jogos Olímpicos realizam-se entre 26 de julho e 11 de agosto, e as pesquisas globais para viajar para Paris já aumentaram 41%, em comparação com as mesmas datas em 2023. O 20º aniversário do Grande Prémio do Bahrein de Fórmula 1 já levou as pesquisas globais de viagens para o fim de semana de 2 de março a aumentar 183% em comparação com o ano passado. O interesse em viajar para a Alemanha durante o mês do Campeonato Europeu de futebol, de 14 de junho a 14 de julho, também aumentou 36% em relação ao ano passado.
Também somos inspirados a viajar pelo desejo de conhecer o mundo e estimular a nossa cultura. Bodø, na Noruega, será a Capital Europeia da Cultura 2024, e dados da eDreams ODIGEO já revelam um aumento de 72% nas pesquisas globais para viajar para lá, em comparação com 2023. Para além disso, espera-se que a Roménia adote o euro a partir de 1 de janeiro, e os nossos dados revelam já um aumento de 90% nas pesquisas de viagens para este país em 2024, em comparação com 2023.
Metodologia
O estudo “A Year in Travel 2023” da eDreams ODIGEO compila dados de reservas das marcas de agências de viagens online da empresa (eDreams, Opodo, Go Voyages e Travellink) entre 1 de janeiro e 31 de outubro de 2023, em comparação com as mesmas datas de 2022. Os dados são provenientes dos principais mercados europeus (Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia) e dos EUA. As datas das viagens consideradas são 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2023, em comparação com as mesmas datas de 2022 e 2024.