República Dominicana: Ecoturismo permite conhecer o autentico e mais puro

por Sílvia Guimarães

A República Dominicana é muito apreciada pela sua exuberante natureza tropical, sendo mesmo uma das principais atrações turísticas do país.

Apesar de não ficarem muito perto de Punta Cana há lugares que os visitante não deverão perder. Hoje proponho-lhe uma excursão ao que de mais puro este destino caribenho tem para lhe oferecer, quase ainda intocável pelo Homem.

A cerca de duas horas de autocarro dos mais procurados hotéis de Punta Cana pelos portugueses, fica a Montanha Redonda, já inserida no Parque Nacional Los Haitises.

Para chegar ao seu topo é uma aventura, mas muito agradável, dado que o caminho de terra é percorrido em camionetas iguais às utilizadas em muitos outros destinos para se fazerem safaris pela savana ou pelas selvas mais densas. Uma vez lá no cimo, a paisagem é de cortar a respiração ou de deixar qualquer um sem palavras.

Foi isso mesmo que senti. A imensidão da paisagem verdejantes. As montanhas que se encontram com o mar. Um sonho de beleza sem fim.

A vista panorâmica poderá ser apreciada através de um baloiço, onde só o ar puro da montanha nos irá acompanhar pelos breves momentos que nos atrevemos a vislumbrar tamanha ousadia da mãe natureza.

De volta à planície, a próxima paragem será para nos aventurarmos mar a dentro, num passeio de barco que começa a percorrer os trilhos dos manguezais antes de entrar por água aberta. Pequenas ilhas desertas e piscinas naturais deixam antever o que os visitantes poderão desfrutar. Pois é, por estas paragens há a possibilidade de encontrarmos restos arqueológicos escondidos em cavernas, colinas cheias de vegetação, cascatas, além de pequenas ilhas arborizadas, habitat de muitas espécies de pássaros, alguns deles de espécies endémicas, só possíveis de observar por estas paragens.

Acachoeira Rancho Yanigua é outro dos locais mágicos dentro do parque. Aqui é o lugar perfeito para se desconectar do mundo urbano. Cercado por uma selva espessa, que nos faz pensar que estamos a mais de 100 quilómetros da cidade mais próxima, embora este não seja realmente o caso, o Rancho Yanigua é em tudo maravilhoso.

O proprietário recebeu-nos lindamente, os empregados muito simpáticos, a comida típica deliciosa – sim, porque é aqui que se almoça – e depois um pequeno workshop do cacau que é extraído daquelas terras, faz desta a excursão perfeita. Nesta terra ainda se consegue sentir que o ser humano soube respeitar a natureza para usá-la a seu favor, sempre com o máximo de cuidado para não a danificar.

Para conhecer uma República Dominicana única e aventureira, onde o ecoturismo está em primeiro lugar, a NewBlue tem para oferecer uma excursão de dia inteiro pelo valor de 149 dólares por adulto. As crianças pagam metade. Não é das excursões mais baratas que poderá fazer, mas vale imenso a pena!

 

Artigos relacionados:

República Dominicana: Ilha Saona, um paraíso dentro do paraíso!

República Dominicana: Parque Ecológico Ojos Indígenas onde a Natureza e o mar vivem em perfeita harmonia

República Dominicana: Hotéis Iberostar Punta Cana deixam qualquer um impressionado

República Dominicana: Complexo Meliá aposta na diferenciação e exclusividade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here