SET confiante com ritmo de crescimento dos proveitos hoteleiros

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, diz-se «satisfeita» com os resultados divulgados pelo INE relativos à atividade turística do mês de maio. «É com grande satisfação que constato que os proveitos na hotelaria estão a crescer praticamente o dobro das dormidas, em meses tradicionalmente de época baixa, dando corpo a uma das metas da ET27», referiu em comunicado. «A sustentabilidade do turismo passa precisamente por aqui, por crescer mais em valor do que em número de turistas e crescer ao longo do ano», disse ainda.

Recorde-se que os dados relativos ao mês de maio hoje apresentados pelo INE mostram uma subida de 19,4% no acumulado dos proveitos hoteleiros face ao período homólogo, num total de 1.037 milhões de euros. Já o crescimento acumulado das dormidas e do número de hóspedes regista aumentos de 10,4% representando, respetivamente, 19,4 milhões de dormidas e cerca de 7,3 milhões de hóspedes, crescimentos expressivos na época baixa.

Em maio Portugal recebeu cerca de 2 milhões de hóspedes e 5,4 milhões de dormidas (respetivamente +7,9% e +7,2% face ao período homólogo), sendo 1,2 milhões de portugueses e 4,2 milhões de estrangeiros. Os proveitos hoteleiros registaram uma subida de 19,5%, atingindo os 318,8 milhões de euros.
As regiões que mais cresceram foram o Centro (+20,3%), os Açores (20,1%) e o Alentejo (+18,5%).

Dos dados hoje divulgados destaca-se ainda os resultados obtidos com a Polónia (+52,3%), Brasil (+40,3%) e EUA (+34,2%). Esta subida reflete a aposta na diversificação de mercados, através de novas rotas aéreas e do alargamento de operações existentes a todo o ano. «O caminho que estamos a seguir deixa-nos confiantes para o futuro e mostra que estamos todos a fazer apostas certas, com resultados, na captação de rotas aéreas e ações de promoção focadas e eficazes nos mercados que gastam mais nas várias épocas do ano. Só entre janeiro e junho deste ano já conseguimos ultrapassar o número total de artigos internacionais sobre o destino Portugal de todo o ano de 2016, e que foram cerca de 16 mil», afirma Ana Mendes Godinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui