TAP reforça rede global e “Portugalidade” no 50º Congresso da APAVT em Macau com novidades de lounges, novas rotas e cabine premium

*por Sílvia Guimarães

O administrador executivo responsável pelas vendas da TAP (CCO), José Mário Cruz Henriques, afirmou, durante discurso proferido no 50º Congresso da APAVT, em Macau, que a companhia soube reagir aos novos desafios do setor após a pandemia, durante um jantar conjunto com o Turismo da Madeira e agentes de viagens. Em tom de balanço, o líder destacou a evolução da rede e a importância das parcerias para manter a “Portugalidade” na prática diária da marca.

“É com muito orgulho que reunimos tantos parceiros e amigos, com muitas caras familiares neste lado do mundo”, começou Costa Ferreira, ao agradecer a presença de todos. Sobre o ano que se avizinha, o responsável que é “à vossa frente, numa altura de mais um ano desafiante,” que se faz a retrospetiva das metas alcançadas pela TAP.

O executivo recordou o período mais exigente da história recente, a pandemia, e sublinhou a resposta da TAP: “Após um dos períodos mais exigentes da história recente — a pandemia — a TAP soube reagir. ‘E reagiu!’, como se lê num espírito de determinação.” Com a frota entre as mais modernas do setor, a TAP acelerou a retoma de rotas e a expansão da rede.

José Mário Cruz Henriques foi enumerando os alvos atingidos: “Já operamos para 13 destinos no Brasil, com a abertura do voo para Manaus e Florianópolis em 2024, e serão 14 no próximo verão com a entrada em Curitiba.” Nos EUA, o grupo já serve oito aeroportos, destacando Los Angeles como novidade mais recente, inicialmente planeada como operação sazonal e que acabou por se estender ao longo do ano.

Em parceria com o Governo Regional da Madeira, a TAP iniciou rapidamente a ligação CCS–FNC direto, com o FNC–FAO prevista no verão de 2025, e com planos de manter o voo durante todo o verão da IATA em 2026. “Também em parceria com o Governo Regional dos AçORES, lançámos no verão passado o voo direto SFO–TER, com excelentes resultados.” E continuando o crescimento, o executivo citou a expansão das Pontes Aéreas para MAD, FNC e ORY, além do LIS–OPO original.

O CCO destacou ainda o lançamento do Lounge Atlântico em Lisboa, dizendo que a nova lounge está situada na zona não-Schengen e visa acolher viajantes de longo curso a partir da capital portuguesa. “Com todo este crescimento, sentimos a necessidade de avançar com um novo lounge de marca TAP no aeroporto de Lisboa — o Lounge Atlântico (situado na zona não-Schengen) — que acolhe todos aqueles que viajam connosco para destinos de longo curso à partida de Lisboa.”

Sobre a visibilidade pública garantiu que o objetivo não é apenas números: “o crescimento da TAP e da ampla rede de conectividade, não apenas na Europa, através da Star Alliance, como também no Brasil e nos EUA, através dos acordos de code-share estabelecidos nos últimos anos.” E acrescentou que a capilaridade da rede tem sido reconhecida por prémios: “O crescente número de rotas e a crescente conectividade ajudam também a justificar os prémios World Travel Awards que a TAP tem vindo a receber… desde 2014, como Europe’s Leading Airline to South America e Europe’s Leading Airline to Africa; e desde 2018, como World’s Leading Airline também para Africa e South America.”

O líder reforçou ainda o compromisso com a identidade nacional: “Sempre com uma aposta expressiva na ‘Portugalidade’, quer a bordo, quer inerente à marca TAP.” No âmbito operacional, destacou medidas para melhorar o atendimento aos agentes de viagens: “Potenciámos a criação de uma área direta de Helpdesk 24h, com apoio exclusivo dedicado aos agentes de viagens; estabilizámos as condições da tour operação; e renovámos as regras de grupos ad-hoc.” Também mencionou a conclusão de acordos com os GDS e o aumento da transparência na transição para o NDC, com o Private Channel estendido até 2026.

O anúncio de um novo produto fechou o encontro: “Esta terça-feira lançámos um novo produto: uma nova cabina que oferece mais espaço, mais privacidade e uma experiência superior,” com 12 lugares entre a Classe Executiva e Económica, disponível nos voos de longo curso operados pelas frotas A330 e A321LR a partir do verão do próximo ano. Os benefícios incluem “Check-in Premium, Bagagem prioritária, Fast Track na segurança e Embarque prioritário.”

Antes de concluir, oCCo da TAP destacou o papel essencial das agências de viagens: “Nada do que até aqui referi seria possível sem o envolvimento das agências de viagens.” E encerrou com um agradecimento direto: “Que este momento sirva não apenas para celebrar os feitos e as conquistas, mas que também sirva para celebrar o maior ativo do setor… vocês, e as vossas equipas. A todos vós, agentes de viagem, à APAVT e a todos os nossos parceiros, o nosso: muito obrigado.”

*A jornalista em Macau a convite da APAVT