O Turismo continua a exibir um grande dinamismo, que foi visível no primeiro mês de 2019. Em janeiro, de acordo com os dados divulgados pelo INE esta manhã, o número de hóspedes cresceu 7,2%, para 1,3 milhões, e as dormidas cresceram 4,7%, para 3 milhões. Para além disso, os proveitos subiram 8,7%, fixando-se nos 163 milhões de euros.
O INE passou a divulgar os dados mensais relativos ao Alojamento Local (estabelecimentos com mais de 10 camas), que indicam que também aqui há um crescimento de 6,1% nos hóspedes, para 190 mil, e de 4,4% nas dormidas, para 402 mil.
Os mercados que mais cresceram em dormidas em janeiro foram a China (+30,4%), os EUA (+23,9%), o Canadá (14,7%) e a Irlanda (+11,3%), prosseguindo a estratégia de diversificação de mercados estabelecida na Estratégia Turismo 2027.
O Reino Unido registou um crescimento de 4,3% de dormidas em janeiro.
Os resultados de janeiro mostram que se continua a abrir o mapa turístico do país e a reduzir a sazonalidade, com os maiores crescimentos em dormidas a serem registados no Alentejo (+18,3%), no Norte (+10,5%) e também no Algarve, que cresce 8% num mês da chamada época baixa.
Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “estes resultados do início do ano mostram que a atividade turística continua efervescente e a crescer ao longo do território e ao longo de todos os meses, mesmo depois de um ano de recordes como foi 2018. Portugal continua a ser um destino imperdível nos 365 dias do ano, e a estratégia de diversificação de mercados, atraindo turistas que viajam ao longo de todo o ano, está a tornar a atividade turística cada vez mais sustentável”.