Turismo de Portugal aposta na segmentação da oferta e inovação do setor

Depois de dois anos de ausência, devido ao forte impacte da pandemia no setor, o Turismo de Portugal aplaude o regresso da Bolsa de Turismo de Lisboa que sinaliza e confirma a retoma da atividade turística nacional. Durante cinco dias, são várias as ações organizadas em torno de temáticas particularmente relevantes, como a importância da segmentação da oferta e a inovação no turismo.

O evento conta com a participação do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

“Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido” é a conferência que se realiza no dia 16 de março e que reúne profissionais do turismo e da cultura para abordar este segmento inovador e com grande potencial. O evento conta com a participação de Paul Charles, um dos principais especialistas do setor das viagens e turismo que se tem pronunciado sobre a recuperação face ao quadro pandémico e que abordará as novas oportunidades para Portugal no mercado britânico.

Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido (turismodeportugal.pt)

O Enoturismo será também alvo de abordagem por parte do Turismo de Portugal. No dia 17, organiza um conjunto de talks que, contando com a participação de diversos especialistas e empresários do setor, terão como foco e abordarão as perspetivas de internacionalização do enoturismo nacional.

Enoturismo Talks (turismodeportugal.pt)

Em colaboração com a Rede Portuguesa de Turismo Industrial, o Turismo de Portugal organiza, no dia 18 de março, o workshop “À descoberta do Turismo Industrial” que pretende dar a conhecer a oferta deste segmento, partilhar experiências e know-how nacionais que confirmem a pertinência e procura deste produto, assim como estimular o desenvolvimento de programas turísticos passíveis de promoção e venda junto de turistas nacionais e internacionais.

Workshop Turismo Industrial (turismodeportugal.pt)

O Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, na qualidade de Presidente da Direção do NEST – Centro de Inovação do Turismo, é um dos anfitriões do evento “What’s Next – Innovating Tourism” que pretende debater o futuro do turismo e partilhar as melhores ideias e práticas, apresentando as soluções inovadoras de mais de 60 startups trazendo, ao palco da FIL, de 16 a 20 de março, os principais líderes do setor. A iniciativa conta com a participação de especialistas de diferentes áreas, como Juliet Kinsman (Editora de Sustentabilidade Condé Nast) e Joana Vasconcelos, Maria de Belém Roseira e Germano de Sousa.

Innovation talks na BTL LAB by NEST (turismodeportugal.pt)

O Turismo de Portugal volta também a apoiar a realização do Programa de Hosted Buyers, no âmbito da BTL, para promover o contacto entre 93 operadores turísticos, oriundos de 21 mercados emissores, e as empresas portuguesas que estarão presentes na Feira, com o objetivo de incrementar a visibilidade do destino e potenciar os negócios destas empresas turísticas.

O Programa afirma-se, uma vez mais, como uma ação promocional de interesse estratégico para a promoção externa de Portugal, enquadrada no âmbito de atuação do Turismo de Portugal, cujas Equipas de Turismo nos mercados fazem a seleção dos operadores turísticos internacionais considerados estratégicos para a oferta/distribuição do Destino Portugal junto da procura externa.  Conta, igualmente, com o apoio das sete Agências Regionais de Promoção Turística que proporcionarão, a estes operadores convidados, a realização de pós tours que destacarão as diversidades e as novidades da oferta turística de cada região.

Dada a relevância da capacitação e qualificação das profissões turísticas, as Escolas do Turismo de Portugal também marcam presença nesta edição da BTL. De 16 a 20 de março, entre outras iniciativas, estarão a dinamizar o stand da RIPTUR e a participar na Feira da Empregabilidade, numa parceria com a Fórum Turismo, com as Escolas de Lisboa, Porto, Algarve e Oeste, e um total de 172 alunos e 18 professores.

Ainda no âmbito da Formação, é assinado, no dia 17 de março (stand NEST), o Plano de Ação para a Cooperação no domínio da Formação Turística entre o Turismo de Portugal e o Estado do Ceará (Brasil). Este Plano contempla três eixos fundamentais na área da formação profissional -Formação de Formadores, intercâmbio de alunos e partilha de conhecimentos – para acrescentar valor às duas entidades e reforçar a promoção dos fluxos turísticos, da formação e qualificação dos profissionais do setor e da cooperação institucional.

“O regresso da BTL em 2022 é um espelho da resiliência e da capacidade de adaptação do nosso setor. Durante estes dias vamos mostrar aquilo que Portugal tem de melhor: as incomparáveis qualidades de bem receber todos, uma oferta diferenciadora e a capacidade de proporcionar experiências inesquecíveis. Com a organização destas ações, o Turismo de Portugal pretende criar um contexto de reflexão sobre as tendências para a inovação e restruturação da oferta turística nacional, com vista à célere recuperação do setor e, simultaneamente, à construção de um turismo mais sustentável”, destaca o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here