Turismo português ao encontro do mercado alemão na ITB Berlim

O Turismo de Portugal está de regresso ao formato presencial na ITB Berlim, que decorre de 7 a 9 março. Após três anos de pausa forçada pela pandemia, a principal feira de Turismo do mercado alemão e uma das mais importantes a nível mundial, dedica esta sua edição exclusivamente a profissionais, empresas e buyers. De Portugal, além das sete regiões turísticas (Porto e Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) segue uma representação de 89 empresas nacionais.

O Presidente do Turismo de Portugal desloca-se à ITB para estabelecer contacto com alguns dos principais agentes do setor e participar na conferência “Blended Travel: Are we all getting remote?”, dedicada às oportunidades de uma nova tipologia de turismo que combina viagens e trabalho. Luís Araújo reforça a importância da presença de Portugal num evento que reúne players de um mercado estratégico para a promoção do turismo nacional e destaca o interesse em “participar em fóruns que promovam a discussão de novas tendências para o turismo do futuro.”

Também presente no evento, o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, estará de visita ao stand de Portugal e a sua agenda prevê o contacto com empresas e representantes do setor na Alemanha.

A presença nacional nesta edição da ITB está ancorada na marca Visit Portugal e acontece numa área expositiva concebida para, por um lado, transmitir aos visitantes o bem-estar característico de Portugal enquanto destino turístico e, por outro, reforçar as boas condições de trabalho disponíveis para os profissionais do setor.  Neste capítulo, o objetivo é incrementar o crescimento dos fluxos turísticos para Portugal através de novas oportunidades de negócio.

O stand de Portugal, com 829 m2, afirma-se também pela sustentabilidade. Isso é tangível desde logo no recurso a materiais reciclados ou recicláveis, como é o caso da tela utilizada para a exposição de sketchers no âmbito do turismo literário – projeto Sketch Tour PT Reload – ou da própria alcatifa do stand, produzida a partir de desperdícios de tecidos.

Note-se que a ITB Berlim foi a primeira feira internacional a aplicar as medidas de segurança decretadas em 2020 para a generalidade dos países europeus, em consequência da Covid-19.

Retoma do mercado alemão em Portugal

Em 2022, a Alemanha foi o 2.º mercado turístico emissor para o destino Portugal no que reporta a dormidas (quota de 11,5%) e o 5.º em hóspedes (9,3%), o que se traduziu em 1 428,3 mil hóspedes que geraram 5 361,9 mil dormidas. Face ao ano anterior, estes valores conduziram a acréscimos de 150,8% e 141,9%, respetivamente.

Em termos de receitas turísticas, o mercado emissor alemão ocupa o 4.º lugar, com um valor de 2 365,6 milhões € (quota de 11,2%), um aumento de 108,2% comparativamente ao ano de 2021.

As previsões para o ano de 2023 são otimistas, apontando para taxas de marcação de reservas próximas das registadas no período pré-pandemia, apesar dos fatores conjunturais como a inflação, o aumento de preços de energia e a incerteza da guerra na Ucrânia.

O mercado da Alemanha absorve um total médio de 12% do investimento realizado pelas Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) nos Planos de Marca Regional financiados no âmbito da Contratualização da Promoção e Comercialização Turística Externa.

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