80 milhões de dormidas e 26 mil milhões de receitas turistas até 2027

80 milhões de dormidas e 26 mil milhões de receitas turistas é quanto o Turismo de Portugal prevê que o setor alcance nos próximos dez anos. Durante a apresentação da Estatégia do Turismo 2027 (ET27), que decorreu, esta quarta-feira, na BTL, Luís Araújo, presidente daquele organismo público, admitiu que, apesar destas serem “metas ambiciosas”, acredita que “são perfeitamente alcançáveis”.

Outra das metas da ET27 passa por uma maior requalificação dos recursos humanos, tendo como objetivo, na próxima década, passar dos atuais 12% de profissionais com habilitações de ensino superior para cerca de 28%. Por outro lado, Luís Araújo, afirma que é ainda sua intenção passar dos 30% para os 60% os profissionais com o ensino secundário e dos 58% para os 12% aqueles que apenas têm o ensino básico.

Reduzir a sazonalidade é outro dos objetivos da nova estratégia. O Turismo de Portugal pretende passar de 37,5% para 33,5% até 2027 neste ambito, além de aumentar a satisfação dos residentes no que respeita à atividade turística.

Na sustentabilidade ambiental, o presidente do Turismo de Portugal defende que mais de 90% das empresas do setor deverão dedicar-se à gestão racional de água e de resíduos, assim como fazer crescer o índice de eficiência energética. Segundo Luís Araújo “isto é o futuro” e é preciso “monitorizar e estimular as nossas empresas para que percebam isso”. Para terminar, deixou a seguinte expressão: “Liderar o turismo do futuro é trabalho de todos”.

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, disse, durante a mesma ocasião, que “com foco é possível atingir resultados muito importantes”. A governantes considera “o turismo pode ser muito mais, vai ser muito mais. Estamos todos a pensar a longo prazo e acreditamos que estamos a fazer o melhor para o país que vamos deixar para os nossos filhos”. Por fim, considerou que “temos de liderar o futuro nas várias áreas e antecipar o próximo quadro comunitário de apoio 2021-2027.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui