De um total de 151 aeroportos estudados pela AirHelp, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, é o melhor aeroporto de Portugal. Está em 54º lugar, com uma pontuação de 7,67. Do outro lado, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o pior aeroporto português e encontra-se no final do ranking mundial, em 143º lugar.
Desde 2015 que a AirHelp, a maior organização internacional de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, desenvolve um ranking anual designado AirHelp Score. Neste ranking são apresentados as melhores companhias aéreas e os melhores aeroportos do mundo. A classificação AirHelp Score baseia-se em dados de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo e é considerado o mais abrangente e preciso da área. Nesta classificação, a AirHelp avalia a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e de lojas do aeroporto.
“Para criar este ranking, a AirHelp utiliza as melhores fontes de dados, incluindo a sua base de dados de estatísticas de voo, que é uma das maiores e mais completas do mundo com dezenas de milhares de avaliações de clientes, e a sua própria experiência, que a levou a ajudar mais de 10 milhões de passageiros, em todo o mundo, a processar compensações após uma irregularidade num voo”, refere Pedro Miguel Madaleno, advogado especialista que representa a organização em Portugal.
Portugal: Porto com o melhor aeroporto português e Aeroporto de Lisboa no fim da lista
É no Porto que se encontra o melhor aeroporto português, com uma pontuação global de 7,67: 7,10 na pontualidade; 8,52 na consideração dos clientes e 8,53 na qualidade da sua área de restauração e lojas. Em segundo lugar, o Aeroporto de Faro com uma pontuação global de 7,21. Por sua vez, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o pior aeroporto de Portugal, com uma classificação de 6,75, e surge no fim do ranking – no 143º lugar, num total de 151 aeroportos analisados.
Importa ainda referir que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro encontra-se na 54º posição e é a quinta maior subida em relação a 2019, principalmente devido ao melhor desempenho no ponderativo ‘pontualidade’. O Aeroporto do Porto pode, ainda, ser considerado um dos melhores aeroportos europeus, estando no top 10 dos aeroportos europeus considerados no AirHelp Score 2022.
Ranking AirHelp Score 2022
Ranking Mundial | Aeroporto | País | Pontuação |
1 | Tokyo Haneda International Airport | Japão | 8,83 |
2 | Recife/Guararapes–Gilberto Freyre International Airport | Brasil | 8,52 |
3 | Tokyo Narita International Airport | Japão | 8,49 |
4 | Viracopos – Campinas International Airport | Brasil | 8,41 |
5 | Hyderabad Rajiv Gandhi International Airport | India | 8,40 |
6 | Belo Horizonte Tancredo Neves International Airport | Brasil | 8,40 |
7 | São Paulo Congonhas Airport | Brasil | 8,32 |
8 | Seoul Gimpo International Airport | Coreia do Sul | 8,29 |
9 | Dubai International Airport | Emirados Árabes Unidos | 8,28 |
10 | Jeju International Airport | Coreia do Sul | 8,27 |
54 | Porto Francisco Sá Carneiro Airport | Portugal | 7,67 |
108 | Faro Airport | Portugal | 7,21 |
143 | Lisbon Humberto Delgado Airport | Portugal | 6,75 |
151 | Toronto Pearson International Airport | Canadá | 6,11 |
Ranking Europeu | Aeroporto | País | Pontuação | Pontualidade | Consideração dos Clientes | Restauração e Lojas |
1 | Madrid—Barajas Adolfo Suárez International Airport | Espanha | 8,25 | 8,26 | 8,19 | 8,30 |
2 | Bilbao Airport | Espanha | 8,05 | 8,39 | 7,81 | 7,28 |
3 | Milan Linate Airport | Itália | 7,74 | 7,76 | 7,66 | 7,75 |
4 | Bergen Flesland Airport | Noruega | 7,72 | 8,03 | 7,48 | 7,04 |
5 | Turin Airport | Itália | 7,70 | 7,49 | 8,19 | 7,85 |
6 | Barcelona—El Prat Josep Tarradellas Airport | Espanha | 7,68 | 7,60 | 7,72 | 7,85 |
7 | Porto Francisco Sá Carneiro Airport | Portugal | 7,67 | 7,10 | 8,52 | 8,53 |
Como é realizado o AirHelp Score?
O AirHelp Score 2022 é o nono relatório da organização desde que esta iniciou as suas avaliações em 2015. Este estudo é desenvolvido pela AirHelp combinando os seus conhecimentos profissionais e perícia industrial para fornecer aos passageiros aéreos as melhores informações possíveis para as melhores experiências de voo: indicações de como serão as suas experiências em diferentes aeroportos em todo o mundo; bem como previsões de como serão tratados em circunstâncias normais pelas várias companhias aéreas e o que esperar caso os voos sejam cancelados ou sofram atrasos.
As pontuações dos aeroportos são determinadas pelo desempenho pontual (que representa 60% da pontuação), a qualidade do serviço (que representa 20% da pontuação) e pelas opções de refeições e lojas (que constituem os restantes 20% da pontuação).