Governo lança Programa de Capacitação Turística para os Municípios

O Governo vai lançar um programa de capacitação turística dos destinos dirigido às câmaras municipais.

O programa de formação, desenvolvido pelo Turismo de Portugal, será ministrado nas Escolas de Hotelaria e Turismo de cada uma das NUT II (Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve) e também nas regiões autónomas.

A formação incidirá sobre capacitação dos destinos, estruturação de produtos turísticos, captação de investimento turístico, dinamização de redes locais, marketing territorial e digital, inovação em turismo, mercados, produção de conteúdos e instrumentos de apoio ao turismo.

Este programa surge como resposta a uma necessidade identificada de capacitação de recursos nas câmaras na área do turismo e será financiado em 50% pelo Turismo de Portugal. Esta capacitação dos municípios permitirá criar uma rede de técnicos especializados em turismo para promover o desenvolvimento turístico das zonas com menos tradição em termos de atividade turística, alargando cada vez mais o turismo a todo o território.

O programa vai desenrolar-se ao longo de três meses, entre setembro e dezembro.

As candidaturas para este programa estarão abertas a todos os municípios a partir de 7 de maio.

Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, este programa “é uma oportunidade para criar condições de atratividade e de estruturação de oferta em municípios que não são tradicionalmente destinos turísticos e em que o turismo pode assumir um papel importante na estratégia de desenvolvimento”.

O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, sublinha que “o turismo pode ser um fator diferenciador para o desenvolvimento dos municípios e para a fixação de população, nomeadamente no interior”, pelo que este programa se reveste da “maior importância como instrumento de capacitação do setor”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui