Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Top 10 dos melhores da Europa

De um total de 151 aeroportos estudados pela AirHelp, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, é o melhor aeroporto de Portugal. Está em 54º lugar, com uma pontuação de 7,67. Do outro lado, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o pior aeroporto português e encontra-se no final do ranking mundial, em 143º lugar.

Desde 2015 que a AirHelp, a maior organização internacional de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, desenvolve um ranking anual designado AirHelp Score. Neste ranking são apresentados as melhores companhias aéreas e os melhores aeroportos do mundo. A classificação AirHelp Score baseia-se em dados de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo e é considerado o mais abrangente e preciso da área. Nesta classificação, a AirHelp avalia a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e de lojas do aeroporto.

“Para criar este ranking, a AirHelp utiliza as melhores fontes de dados, incluindo a sua base de dados de estatísticas de voo, que é uma das maiores e mais completas do mundo com dezenas de milhares de avaliações de clientes, e a sua própria experiência, que a levou a ajudar mais de 10 milhões de passageiros, em todo o mundo, a processar compensações após uma irregularidade num voo”, refere Pedro Miguel Madaleno, advogado especialista que representa a organização em Portugal.

Portugal: Porto com o melhor aeroporto português e Aeroporto de Lisboa no fim da lista

É no Porto que se encontra o melhor aeroporto português, com uma pontuação global de 7,67: 7,10 na pontualidade; 8,52 na consideração dos clientes e 8,53 na qualidade da sua área de restauração e lojas. Em segundo lugar, o Aeroporto de Faro com uma pontuação global de 7,21. Por sua vez, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o pior aeroporto de Portugal, com uma classificação de 6,75, e surge no fim do ranking – no 143º lugar, num total de 151 aeroportos analisados.

Importa ainda referir que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro encontra-se na 54º posição e é a quinta maior subida em relação a 2019, principalmente devido ao melhor desempenho no ponderativo ‘pontualidade’. O Aeroporto do Porto pode, ainda, ser considerado um dos melhores aeroportos europeus, estando no top 10 dos aeroportos europeus considerados no AirHelp Score 2022.

Ranking AirHelp Score 2022

Ranking MundialAeroportoPaísPontuação
1Tokyo Haneda International AirportJapão8,83
2Recife/Guararapes–Gilberto Freyre International AirportBrasil8,52
3Tokyo Narita International AirportJapão8,49
4Viracopos – Campinas International AirportBrasil8,41
5Hyderabad Rajiv Gandhi International AirportIndia8,40
6Belo Horizonte Tancredo Neves International AirportBrasil8,40
7São Paulo Congonhas AirportBrasil8,32
8Seoul Gimpo International AirportCoreia do Sul8,29
9Dubai International AirportEmirados Árabes Unidos8,28
10Jeju International AirportCoreia do Sul8,27
54Porto Francisco Sá Carneiro AirportPortugal7,67
108Faro AirportPortugal7,21
143Lisbon Humberto Delgado AirportPortugal6,75
151Toronto Pearson International AirportCanadá6,11

 

Ranking EuropeuAeroportoPaísPontuaçãoPontualidadeConsideração dos ClientesRestauração e Lojas
1Madrid—Barajas Adolfo Suárez International AirportEspanha8,258,268,198,30
2Bilbao AirportEspanha8,058,397,817,28
3Milan Linate AirportItália7,747,767,667,75
4Bergen Flesland AirportNoruega7,728,037,487,04
5Turin AirportItália7,707,498,197,85
6Barcelona—El Prat Josep Tarradellas AirportEspanha7,687,607,727,85
7Porto Francisco Sá Carneiro AirportPortugal7,677,108,528,53

Como é realizado o AirHelp Score?

O AirHelp Score 2022 é o nono relatório da organização desde que esta iniciou as suas avaliações em 2015. Este estudo é desenvolvido pela AirHelp combinando os seus conhecimentos profissionais e perícia industrial para fornecer aos passageiros aéreos as melhores informações possíveis para as melhores experiências de voo: indicações de como serão as suas experiências em diferentes aeroportos em todo o mundo; bem como previsões de como serão tratados em circunstâncias normais pelas várias companhias aéreas e o que esperar caso os voos sejam cancelados ou sofram atrasos.

As pontuações dos aeroportos são determinadas pelo desempenho pontual (que representa 60% da pontuação), a qualidade do serviço (que representa 20% da pontuação) e pelas opções de refeições e lojas (que constituem os restantes 20% da pontuação).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui