Circuito Belém Monumental e novos Postos de Turismo assinalam Dia Mundial do Turismo em Lisboa

0
625

A Associação Turismo de Lisboa assinalou esta quarta-feira, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, com a apresentação de dois novos Postos de Turismo, no Mosteiro dos Jerónimos e no Jardim da Torre de Belém e ainda a inauguração do Circuito Turístico Belém Monumental. Um projeto, cujo investimento total foi de 350 mil euros, e que pretende a melhoria da experiência turística em Belém, uma zona que recebe cerca de 2 milhões de visitantes, segundo o diretor-geral da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), Vitor Costa.

Numa visita que teve início no novo Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril – Experiência Pilar 7 e que faz também parte das 9 paragens assinaladas pelo autocarro Hop On Hop Off, da Cityrama, que integram o Circuito Turístico Belém Monumental.

Museu Nacional dos Coches/Picadeiro Real, Palácio Nacional da Ajuda, Museu Nacional de Etnologia, Mosteiro dos Jerónimos e Museu de Arqueologia, Museu da Marinha, Planetário e CCB, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos e Museu de Arte Popular e MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia são os monumentos que os visitantes poderão percorrer neste trajeto. O percurso poderá ser feito todos os dias, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas e tem o preço de 5 euros, sendo válido para 24 horas. Os passageiros podem neste período entrarem e saírem livremente em qualquer das paragens mencionadas anteriormente.

Segundo Vítor Costa “estes percursos incluem museus menos visitados, como é o caso do Palácio da Ajuda ou do Museu de Etnologia e com esta possibilidade de transporte podem e devem ser mais procurados”.

Postos de Turismo

Localizados no Jardim Vasco da Gama, junto ao Mosteiro dos Jerónimos e no Jardim da Torre de Belém, os dois novos Postos de Turismo, que se juntam assim aos 13 já existentes na região de Lisboa, visam proporcionar uma melhor e mais equilibrada utilização da zona de Belém/Ajuda e da sua oferta cultural, incluindo a desconcentração de bilheteiras e o estímulo à utilização mais equilibrada de diversos equipamentos, segundo o diretor-geral da ATL.

Projetados pelo arquiteto Tiago Silva Dias, os dois Postos de Turismo, que hoje foram inaugurados integram-se na área monumental onde estão inseridos, como peças de mobiliário urbano exclusivas, interferindo o mínimo possível na visibilidade sobre o património. Cada equipamento apresenta assim dois momentos: um quando está fechado, em que constitui um paralelepípedo em espelho que reflete em todas as faces a área envolvente. E quando está aberto, em que uma das faces abre sobre o balcão, revelando o interior, onde a cor rosa é a protagonista. Ambos dispões de instalações sanitárias de uso público, acessível a utentes com mobilidade condicionada.

Ler artigo na íntegra na versão em papel

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here