Fátima terá ultrapassado 8 milhões de visitantes em 2017, segundo ACISO

Fátima terá ultrapassado 8 milhões de visitantes em 2017, segundo ACISO

0

“O ano de 2017 foi excecional para Fátima, pela via do Centenário das Aparições e a visita do Papa Francisco. Provavelmente ultrapassamos os 8 milhões de peregrinos em Fátima. Além disso também podemos pensar que teremos ultrapassado 1,100 milhões de dormidas em Fátima”, foi assim que o presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, Domingos Neves, iniciou esta quarta-feira, 10 de janeiro, a conferência de Imprensa sobre os resultados e ações de 2017 e ainda as novidades para 2018.

O mesmo responsável sublinhou ainda o facto de “Fátima ser uma marca mundialmente conhecida”, congratulando os “hoteleiros da região que foram capazes de requalificar as suas unidades para responder às exigências dos peregrinos. Fátima conta atualmente com 12 unidades hoteleiras de quatro estrelas”.

Segundo o vice-presidente da ACISO, Alexandre Marto, e de acordo com os dados publicados mensalmente pelo Travel BI do Turismo de Portugal, “se a nossa estimativa estiver correta significa que Fátima em 2017 atingirá 775 mil noites de estrangeiros, 242 mil noites nacionais, colocando o peso nacional nos 25% e algumas nacionalidades como a Polónia e a Itália acima, pela primeira vez, das 100 mil noites observadas em Fátima”, acrescentando que também pela primeira vez “a taxa de ocupação alcançará os 40%, sendo que em 2016 foi de 30%”.

O que traz 2018

No encontro, onde marcaram ainda presença, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, o presidente das ARPT/ERT do Centro de Portugal, Pedro Machado e Jorge Brandão da CCDR Centro, foram divulgadas algumas iniciativas para 2018, como a realização do VI Workshop Internacional de Turismo Religioso que este ano se desenrola em Fátima e Guarda, entre 22 e 24 de fevereiro, com uma novidade incluída: o Turismo da Herança Judaica.

Para já e segundo a ACISO, o evento deverá contar com 700 participantes, 150 hosted buyers, 150 suppliers e 40 expositores. Todos os buyers serão convidados a fazer um tour pelas regiões do Centro, Alentejo e Porto e norte e a visitarem a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

Na calha estão ainda projetos como os Caminhos de Fátima que envolvem a participação de vários municípios e a Rota das Carmelitas (que liga Coimbra a Fátima pelo interior e que em maio deverá estar concluída).

Também Ana Mendes Godinho se mostrou muito satisfeita com os resultados divulgados, reforçando que a “aposta no Turismo Religioso tem sido um trabalho conjunto, na última década” e sublinha que “Fátima foi palco da mensagem de paz pelo Papa Francisco ao mundo”.

A secretária de Estado do Turismo revelou ainda que em abril será lançada uma plataforma online dos Caminhos da Fé, que incluirão os Caminhos de Fátima, os Caminhos de Santiago, a Herança Judaica e os Altares Marianos em Portugal.

 

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply