Junho deste ano foi o melhor de sempre com receitas de 1000 M€

No passado mês de junho as receitas turísticas em Portugal ultrapassaram os mil milhões de euros. Nunca antes, no mês de junho, se tinha atingido esse valor e o recorde fixou-se nos 1.022 milhões de euros, mais 10,6% face ao mês homólogo do ano anterior. Em termos acumulados, o setor do turismo fecha o primeiro semestre a crescer 9,2% face a 2015, com um total de 5.007 milhões de euros de receitas.

Os dados divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística e pelo BdP – Banco de Portugal confirmam a importância do setor na economia portuguesa. De acordo com os dados do último boletim estatístico do INE, em junho de 2016, as dormidas de estrangeiros, em Portugal, situaram-se nos 3,97 milhões, apresentando-se como principal mercado emissor o Reino Unido (com 1,1 milhões de dormidas), enquanto as dormidas dos portugueses representaram 1,52 milhões.

Já os dados do Banco de Portugal refletem a boa performance do Turismo em Portugal, com as Receitas Turística a consolidarem-se nos 1.022 milhões de euros, representando um crescimento de 10,6%, face ao mês homólogo do ano anterior.

Esta tendência de bons resultados verifica-se desde março de 2016, com o Banco de Portugal a revelar que o valor nesse mês foi de 783,47 milhões de euros, 902,51 milhões de euros em abril, 1.115,76 milhões de euros em maio e 1.022,11 milhões de euros em junho.

De referir ainda que a procura foi impulsionada pelos principais mercados europeus consolidados para Portugal – Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Holanda – concentram 65% do total de dormidas de estrangeiros entre janeiro e junho de 2016. Dos 10 principais mercados para Portugal, destaca-se o crescimento do mercado inglês (+499,6 mil dormidas com 918,4 milhões de euros em receitas), o alemão (+236,7 mil dormidas e com 598,7 milhões de euros de receitas) e o francês (+273,3 mil dormidas e com 774,8 milhões de euros em receitas), ao passo que os Estados Unidos apresentam o maior crescimento em termos relativos (20,9%), demostrando o evidente aumento da eficácia da mensagem comunicacional de Portugal.

De destacar ainda o crescimento de outros mercados menos relevantes em termos de dimensão mas que apresentam um comportamento muito interessante no primeiro semestre deste ano, tais como a Polónia, que registou aumentos na ordem dos 25,6%, o Canadá com crescimentos de 24,7%, a República Checa com aumentos de 24% e o Japão com crescimentos de 19,8%.

Finalmente destacam-se os valores do Rendimento Médio por Quarto Disponível (RevPar) que evidenciam importantes taxas de crescimento. Em junho de 2016, o RevPar registou um crescimento a dois dígitos de janeiro a junho de 2016 (12,9%). Este valor é superior à taxa de crescimento de hóspedes que foi de 10,8% (acumulado de janeiro a junho de 2016), destacando-se desta forma o excelente desempenho das empresas nacionais.

Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “O primeiro semestre de 2016 foi muito positivo para o turismo em Portugal. Todos os indicadores relevantes cresceram de forma substancial, numa linha sustentada. Estes números são efetivamente motivadores e iremos continuar a trabalhar em conjunto para que as empresas portuguesas se tornem ainda mais competitivas, sólidas e inovadoras. Queremos, de forma sustentada, induzir o crescimento neste que é um setor tão importante para a economia portuguesa”. “Estes dados são reveladores quanto ao que podemos esperar dos meses de verão, onde a tendência de crescimento se irá, por certo, manter. Realço ainda o esforço de comunicação de promoção do nosso país em mercados não tradicionais e reforço da comunicação nos mercados habituais para que possamos manter os bons resultados também nos meses de menor procura”, afirma ainda Luís Araújo.

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