Amanhã realiza-se a segunda sessão de um ciclo de ações de formação para micro empresas e PME nas áreas do financiamento do negócio e da prevenção da fraude em produtos e serviços bancários que teve início na passada semana na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. A iniciativa do Turismo de Portugal, AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e AHP – Associação da Hotelaria de Portugal faz-se em seis sessões, a decorrer no Porto, Lisboa, Évora, Setúbal e Coimbra. A formação é gratuita e confere certificação.
Estas ações visam proporcionar aos seus participantes um maior e mais aprofundado conhecimento das principais caraterísticas das diversas soluções de financiamento existentes no mercado, opções entre curto, médio e longo prazo, bem como a compreensão dos tipos de garantias exigíveis para cada opção de financiamento.
Pretendem também promover a literacia financeira da comunidade empresarial e surgem no âmbito do Referencial de Formação Financeira para empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas, elaborado em parceria entre o Turismo de Portugal, o IAPMEI e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões).
Para o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “a marca Portugal só poderá crescer e inovar através das suas empresas, micro e PME, pelo que estamos a trabalhar em vários campos de forma a favorecer o crescimento, a criação de emprego e a sustentabilidade do nosso tecido empresarial, sendo que a literacia financeira tem necessariamente de ser um dos pilares deste nosso trabalho”.