António Costa anuncia Linha Capitalizar Turismo de 130 milhões de euros

António Costa anuncia Linha Capitalizar Turismo de 130 milhões de euros

0

O primeiro-ministro anunciou, ao início da manhã, que o governo acaba de criar a Linha Capitalizar Turismo, num total de 130 milhões de euros, que irá “financiar a criação e requalificação de projetos turísticos, a capitalização das empresas do setor, com maturidades alargadas e períodos de carência de quatro anos”.

António Costa, que falava na sessão de abertura do 30º Congresso da Associação da Hotelaria de Portugal, que decorre durante dois dias no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa,  anunciou, por outro lado, a criação de outra nova linha de “apoio à sustentabilidade ambiental na área do Turismo”. Esta ferramenta financeira “permitirá um incentivo, a fundo perdido, de 40 mil euros, por projeto, destinado exclusivamente a pequenas e médias empresas, para melhoria da gestão da eficiência energética, do uso inteligente da água e da melhoria da gestão dos próprios resíduos”.

No decorrer do seu discurso, António Costa relembrou aos associados da AHP que o governo, nos últimos três anos, já apoiou 1271 projetos turísticos onde estiveram envolvidos mais de 1500 milhões de euros. Por outro lado, frisou a criação de 229 rotas e 285 novas operações aéreas.

O primeiro-ministro recordou que os resultados do Turismo em Portugal “foram os mais altos de sempre em 2017, em que tivemos 400 mil pessoas a trabalhar em turismo e o sector gerou receitas de 15 mil milhões de euros” e garantiu que os empresários da hotelaria “podem contar com o Governo como um parceiro ativo nos próximos anos”. Apesar de tudo, o governante não deixou de demonstrar a sua preocupação pela saída do Reino Unido da União Europeia, após a assinatura recente do acordo, e alertou ser “essencial fazer um trabalho específico no mercado britânico, que historicamente é o principal mercado turístico para Portugal, e já estamos a sentir uma redução nestes turistas”.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply