Congresso APAVT: Atribuídas Medalhas de Mérito Turístico a Albano Cymbron e Rita Marques

por Sílvia Guimarães

Albano Cymbron, diretor da agência de viagens Melo Travel, e  Rita Marques, antiga secretária de Estado do Turismo, foram distinguidos pela APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo com a Medalha de Ouro de Mérito Turístico.

Albano Cymbron foi descrito, durante a atribuição do galardão, no 47º Congresso da APAVT, como um “pioneiro” que “alargou a aposta para os passeios de bicicleta, apoiou o desenvolvimento do golfe e foi ao longo de muitos anos de dedicado trabalho construindo uma reputação nacional e internacional, quer para a sua agência quer para si próprio, sempre dedicado ao desenvolvimento turístico e sustentável do seu arquipélago”, os Açores.

A associação deu a conhecer que o profissional octogenário, “com um botânico inglês seu amigo, percorreu todas as ilhas, tendo delineado os primeiros trilhos pedestres dos Açores, que descreveram num livro editado conjuntamente” e descreveu “a magia das ilhas a quem delas nunca tinha ouvido falar”.

O mais alto galardão da APAVT foi ainda atribuído a Rita Marques, que Pedro Costa Ferreira, presidente da associação, descreveu como sendo uma pessoa que “não exige biografia, nem precisa de explicação”, dado que “todos a conhecemos e todos vivemos a sua energia inesgotável quando todos pareciam cansados, a sua lucidez quando todos à volta perdiam racionalidade, a sua persistência quando todos pareciam ter desistido”.

De acordo com a associação, esta distinção “reconhece o valor de quem foi convidada para um passeio ao sol e teve que segurar o leme na maior tempestade”.

Rita Marques fez questão de agradecer a distinção perante a plateia e afirmou: “Foram momentos difíceis, mas nunca me senti sozinha” e garantiu que a sua base de atuação centrou-se nos pilares da sua vida profissional, com “pensamento estratégico, honestidade intelectual, independência desse raciocínio e lealdade”, acompanhados de “algum otimismo e determinação”.

*A Viajar Magazine em Ponta Delgada, a convite da APAVT.

 

Artigos relacionados:

Congresso APAVT: Pedro Costa Ferreira defende alargamento de empréstimos e apoios às empresas do setor

Congresso APAVT: Nuno Fazenda anuncia 100M€ de apoios às empresas de Turismo

Congresso APAVT: SET anuncia criação de agenda para atrair e qualificar recursos humanos no Turismo

Governo Regional dos Açores nomeia Luís Rodrigues para presidente da holding que conduzirá à privatização da Azores Airlines

ANA Aeroportos anuncia projeto de melhoria operacional do Aeroporto Humberto Delgado de 200 a 300M€

Porto é destino do próximo congresso da APAVT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here