Desvantagem fiscal na captação de eventos MICE preocupa APAVT

Desvantagem fiscal na captação de eventos MICE preocupa APAVT

0

O presidente da APAVT defende que Portugal está em desvantagem fiscal no que concerne à competitividade com outros países europeus na área do MICE, apresentado valores 23% superiores em relação aos seus congéneres, que afetam não apenas as agências de viagens incoming, como também as áreas da hotelaria, restauração, animação turística, compras e exportações.
Pedro Costa Ferreira, que falava diretamente para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, presente na inauguração do 42° Congresso da APAVT, a decorrer em Aveiro, deixou o recado: “Solicitou-nos uma série de propostas, no âmbito jurídico, que estamos a ultimar; solicitou-nos estatísticas do sector, que estão dispersas, difíceis de compilar, inexistentes a nível nacional. Sendo certo que estamos igualmente a desenvolver esforços para as construir, não é menos verdade que este assunto não é um assunto do sector do incoming das agências de viagens, é um assunto que diz respeito ao País”.
Segundo o agente de viagens “menos MICE significa também menos hotelaria, menos restauração, menos animação turística, menos compras nas lojas, menos exportações. É um problema vasto e muito importante para o País, gostaríamos, sinceramente, que não fosse olhado como um mero assunto de interesse corporativo (…) Os espanhóis perceberam isso, os alemães perceberam isso, os austríacos perceberam isso, os italianos perceberam isso, inúmeros países europeus perceberam isso…. Falta Portugal entender!”.
Pedro Costa Ferreira apelou ainda ao presidente da Confederação do Turismo Português, Francisco Calheiros, “que tome também nas suas mãos, em definitivo, um assunto que é vital, não para um dos seus associados, a APAVT, mas para todos os seus associados, para todo o sector turístico do nosso País”.

Artigos relacionados:

APAVT apela que TAP não discrimine no canal de distribuição

SET satisfeita com a captação de congressos para 2017

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply