Turismo de Portugal assinala Dia Mundial do Turismo

O Turismo de Portugal associa-se às celebrações do Dia Mundial do Turismo, através de um conjunto de iniciativas que, entre 27 de setembro e 1 de outubro, um pouco por todo o país, constituirão uma semana dedicada ao turismo.

O arranque está marcado para hoje, dia 27, com a conferência da Confederação do Turismo de Portugal, às 15h00, no Convento de São Francisco, em Coimbra, que contará com a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Ainda no dia de hoje, às 18h30, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril acolhe a Gala dos Hospitality Education Awards, um evento que marca a inauguração do renovado Auditório desta instituição de ensino.

A 28 de setembro, às 09h00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, o NEST – Centro de Inovação do Turismo aborda a inovação no turismo sob o mote “Cuidar do Presente e Preparar o Futuro”, seguindo-se, às 15h00, na Estação Ferroviária de Vale do Peso, no Crato, a cerimónia de lançamento dos primeiros seis concursos dos imóveis do domínio público ferroviário, no âmbito do programa Revive Natureza.

Ao longo de todo o dia, entre as 08h30 e as 17h30, decorre no Casino Estoril o Leadership Summit Portugal, um encontro onde, através da participação do Presidente do Turismo de Portugal, se ligará o tema da inclusão e diversidade ao turismo.

Na quarta-feira, dia 29 de setembro, é adjudicada a construção da nova Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão. Trata-se da obra de requalificação da antiga prisão da cidade, local onde vai nascer um edifício praticamente de raiz, com todas as especificações técnicas necessárias à formação turística e hoteleira. A cerimónia de assinatura do contrato de adjudicação das obras de requalificação tem início às 11h30 e conta com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, do Presidente do Turismo de Portugal, Luis Araújo, do Presidente da Estamo, Alexandre Santos, e do Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, Pedro Moreira.

Neste mesmo dia decorre, a partir das 17h00, o Portugal Real Estate Summit, no Hotel Palácio Estoril, onde o Presidente do Turismo de Portugal participa no debate subordinado ao tema “Trends & future ahead for the tourism industry”.

No dia 30 de setembro, pelas 10h30, o Programa Revive viverá mais um momento marcante, com o Lançamento da 1ª Pedra da Unidade de Alojamento da Ala Sul do Mosteiro de Santa Maria de Arouca e onde estarão presentes, para além da Secretária de Estado do Turismo, a Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, e o CEO do Grupo MS Hotels, Pedro Mesquita de Sousa.

Às 14h30, o Turismo de Portugal organiza a sessão online Reativar o Turismo – Gerar Negócio, de acesso livre, e onde, no âmbito do Plano “Reativar o Turismo. Construir o Futuro”, será apresentado o Plano de Marketing Destino Portugal.

Ainda neste dia, pelas 15h30, a Portugal Ventures organiza o Webinar “A inovação no turismo não tecnológico no pós-pandemia” que contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, moderação do NEST – Centro de Inovação do Turismo e a participação de relevantes players do setor.

Às 17h00 na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto decorrerá a Aula Inaugural deste novo ano letivo, que conta com as intervenções da Secretária de Estado do Turismo e do Presidente do Turismo de Portugal. O contexto atual que se apresenta ao setor, com especial ênfase nos desafios que Portugal terá que superar e o papel que os alunos de hoje, profissionais de amanhã, desempenharão para que Portugal mantenha o seu posicionamento de destino turístico de referência internacional, serão alguns dos temas abordados.

Segue-se, às 18h30, a apresentação do livro “Portugal e o Turismo: processo, recursos e competitividade”, publicação cuja coordenação é responsabilidade dos Professores Luís Pestana Mourão, Ricardo Pinto e Luis Ferreira, e que no dia seguinte é apresentado em Lisboa, às 17h00, no Hotel Sofitel.

Paralelamente a este conjunto de iniciativas, nas várias regiões do país irão ocorrer reuniões de trabalho entre a Secretária de Estado do Turismo e os empresários e entidades do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here