Foi já apresentado o tema do próximo congresso da APAVT: “Turismo: Liberdade de Escolha e Fatores de Competitividade”. Esta, que será a 42.ª edição deste congresso, voltará a realizar-se em Aveiro, 30 anos depois. A escolha da Região Centro de Portugal, e de Aveiro, em particular, justifica-se, per si, dadas as suas condições ímpares de localização e acessibilidades, pela qualidade das infraestruturas para receber este tipo de eventos, bem como, pelo posicionamento que tem assumido enquanto um dos concelhos com maiores índices de crescimento turístico, em toda a região Centro de Portugal.
A cidade de Aveiro, tendo como cartão-de-visita o Moliceiro, a Ria de Aveiro e os Ovos-moles, reúne em si um conjunto de ativos que a tornam única e especial. A valorização dos recursos naturais e culturais da Ria de Aveiro baseia-se no desenvolvimento e na promoção de rotas e circuitos em torno de temas centrais, tais como, o Barco Moliceiro, a Arquitetura – Arte Nova, a Arquitetura Contemporânea e a Arquitetura Tradicional (Palheiros e Fachadas de Azulejo), a pesca e a cultura marítima existente, o sal e a sua produção em moldes artesanais. O aproveitamento destes recursos e sua promoção junto do público-alvo representam uma mais-valia para a oferta turística da Ria de Aveiro, na medida em que permite uma abordagem multiproduto (natureza, touring, gastronomia e vinhos), com efeitos multiplicadores para a economia local.
A proximidade ao mar, o conjunto de tradições e uma cultura fortemente distintiva, convive, naturalmente, com a modernidade, com a contemporaneidade, e com a riqueza do seu tecido empresarial, que tem alavancado e propulsionado, de sobremaneira, o aumento do volume das exportações portuguesas.
E é, perfeitamente, enquadrada neste contexto que, recentemente, o município Aveiro lançou uma campanha de marketing territorial: “Aveiro, Cidade dos Canais”, almejando reforçar os “canais” como uma das suas principais referências identitárias, capaz de explorar outros canais: do conhecimento (com a Universidade de Aveiro), da economia, das exportações, entre muitos outros.
Atendendo ao tema escolhido para o Congresso da APAVT, “Liberdade de Escolha e Fatores de Competitividade”, e para a escolha de Aveiro enquanto local de realização desta edição, não é de somenos importância que atendamos ser um dos concelhos com maiores índices de competitividade, aos mais diversos níveis.
Por tudo isto, e a título pessoal, é com grande satisfação, que em nome da Turismo do Centro de Portugal, acolhemos esta escolha da cidade de Aveiro, para a realização deste que é um dos maiores e reputados congressos nacionais de turismo.
Por Pedro Machado – Presidente da Turismo do Centro
Leia o artigo completo na Edição de agosto (nº 352) da revista VIAJAR – Disponível online
.