Portugal mostra-se como destino de grandes escolhas na Fitur 2016

A presença de Portugal na Fitur 2016 será feita sob o tema “Escolher é Viver” e irá mobilizar meia centena de empresas portuguesas. De 20 a 24 de janeiro o destino vai mostrar-se no stand 4C02, apresentando produtos inovadores e muito diversificados, naquela que será a 36.ª edição da Fitur.

Os mais recentes indicadores do INE e do Banco de Portugal (relativos ao período compreendido entre Janeiro a Outubro de 2015) confirmam o crescimento do mercado espanhol – o segundo no ranking dos mercados emissores para Portugal – de acordo com os indicadores Hóspedes, Dormidas e Receitas turísticas, com quotas de 14,7%, 10,4% e 12,4% respetivamente. Neste período, este mercado foi responsável por 1,3 milhões de hóspedes, 3,3 milhões de dormidas e 1.225 milhões de euros de receitas turísticas, representando um crescimento face ao ano anterior de 5,3% nos Hóspedes, 1,1% nas Dormidas e 15,2% nas Receitas turísticas.

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, que estará presente na abertura da feira, destaca este crescimento: “O mercado espanhol tem registado crescimentos importantes fruto da qualificação e da inovação da oferta portuguesa, mas existe ainda muito espaço para Portugal ganhar quota nos destinos eleitos pelos turistas espanhóis. Precisamos de trabalhar para que o turista espanhol escolha Portugal como destino de férias e não apenas para visitas de dois dias. Portugal tem todas as condições para conquistar parte dos 73% de turistas espanhóis que atualmente passam férias no seu próprio país. Com este objetivo, a campanha que hoje se lança apela ao poder da escolha e às razões porque Portugal é a melhor escolha. É com esta aposta que vamos reforçar em 25% o investimento em promoção no mercado espanhol em 2016.”

Portugal vai posicionar-se na Fitur como “o destino de grandes escolhas” do ano de 2016: foi a escolha do mega evento tecnológico Web Summit, que o consagra como território da liberdade para criar, foi a escolha da ARCO MADRID, que o levará a acolher a primeira edição fora de Espanha da feira, e tem sido a escolha dos melhores surfistas do mundo, graças às suas ondas.

O stand explora alguns motivos que fazem de Portugal uma boa opção e dá visibilidade ao facto de conferências e exposições de referência, cuja decisão do local de realização é sujeita a um processo de escolha altamente competitivo, terem reconhecido Portugal como uma boa opção.

“Portugal é cada vez mais uma escolha. A escolha de milhares de turistas, de centenas de organizadores de eventos e de instituições de todo o tipo. Todos reconhecem não apenas a qualidade da nossa oferta turística, mas também o ambiente em que todos se sentem livres para criar empreender e inovar. Este ambiente produz óbvios benefícios para a economia portuguesa como um todo mas reforça, igualmente, a atratividade de Portugal enquanto destino turístico cada vez mais diversificado e único”, afirma João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal.

Nos 751 m2 do stand do Turismo de Portugal os visitantes vão poder valorizar alguns dos mais fortes argumentos que fazem de Portugal o destino perfeito para umas férias ou uma viagem de fim-de-semana. Contemporâneo e colorido, nele foram criados diversos pontos estratégicos onde, através da realidade virtual, será possível interagir e conhecer melhor o país.

O programa de animação do stand inclui a ligação em streaming à Nazaré, a qual proporcionará ao consumidor Espanhol e aos Operadores de todo o mundo uma experiência com as ondas geradas pelo canhão subaquático na costa da Nazaré. Inclui também a máquina “Selfiematon” que permite perdurar a experiência no stand de Portugal através de fotografias com paisagens portuguesas como imagem de fundo, convidando à sua partilha nas redes sociais. Terá ainda uma área de degustação de vinhos e produtos portugueses.

Espanha é o 12.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial e o 7.º maior da europa, tendo gerado cerca de 22,8 milhões de viagens em 2014 (+4,5 por cento face ao ano anterior), o que representa uma quota de 2,0 por cento do total da procura turística mundial.

 

As três grandes áreas do stand do Turismo de Portugal

O espaço reflete as três grandes temáticas em destaque na feira de Madrid:

  • “Escolha o Surf”

Portugal tem-se posicionado como um dos principais destinos de surf na Europa e um dos melhores do mundo, desde 2012. Para evocar a Nazaré, conhecida pelas suas ondas gigantes e surfada por inúmeros surfistas de renome internacional, como Garrett McNamara, foi criada uma experiência de realidade virtual que recriará o “Canhão da Nazaré” no stand.

Os visitantes serão também desafiados a olhar para o Surf como uma arte que tem o mar como uma enorme tela. No stand, os surfistas criam um desenho a partir dos seus movimentos numa prancha com GPS integrado: a partir das coordenadas geradas obtém-se um desenho representativo da fluidez e beleza dos movimentos do surf, em momentos que são também, reconhecidamente, momentos de interação com a natureza.

  • “Escolha a Arte”

Outra novidade a merecer destaque nesta participação de Portugal na FITUR liga-se ao facto de em 2016 Lisboa ir acolher a primeira edição fora de Espanha da feira de arte contemporânea ARCO Madrid. Uma oportunidade única para os amantes da arte se deslocarem a Portugal e aí descobrirem também a excelente e variada oferta turística. Esta iniciativa, que decorrerá na Cordoaria Nacional, de 26 a 29 de maio, foi reconhecida pela IFEMA, que considerou Portugal um dos centros culturais mais atraentes da atualidade.

  • “Escolha Inovar”

A inovação é outro dos destaques no stand de Portugal na FITUR. E o motivo não poderia deixar de ser o facto de uma das mais importantes conferências anuais de tecnologia, empreendedorismo e inovação – a Web Summit, ter escolhido Lisboa como sede da Conferência para os próximos três anos.

 

Lista dos 43 expositores nacionais:

Açores

SATA Airlines

Newtour

VIP Hotels

Panazorica Viagens

Investaçor

Autatlantis

Madeira

Grupo Pestana /Pestana Group

Windsor Travel Group

PortoBay Hotels & Resorts

MTS globe

MB Travel

Dorisol

Porto e Norte

Living Tours

Sogrape Vinhos

Douroazul

Algarve

Monte Santo Algarve

Details Hotels

TD Hotels

Luna Hotels & Resorts

Hoteis Real

On Travel Solutions

Monte da Quinta Resort

NAU Hotels & Resorts

Centro

OSIRIS: DMC Portugal & Spain

Centro Portugal Partners

Montebelo Hotels

Natura IMB Hotels

Obidos Largoon Wellness Retreat

Lisboa

Hoteis Heritage Lisboa

Pestana Pousadas

Tivoli Hotles & Resorts

Dom Pedro Hotels

Hotel do Mar / Hotel Palácio do Estoril / Hotel Estoril Éden

Vila Galé Hotels

Lisbon by Boat

Sana Hotels

Portugal Qualifies Touristic Guides

TourismForAll

Hotel Aldeia dos Capuchos Golf & SPA

TAP Portugal

Hotel Cascais Miragem

Yellow Bus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here