“Contribuição do Turismo português para a PIB, para o emprego e para o investimento é ainda inferior à média europeia”

60 mil empregos diretos e outros 160 mil indiretos é hoje o contributo da hotelaria portuguesa no mercado de emprego nacional. Além disso, o investimento direto dos hoteleiros já ultrapassa os 16 mil milhões de euros em ativos imobiliários. Se as projeções se mantiverem e o ritmo de crescimento também, o Turismo irá criar, até 2026, mais de um milhão de empregos no nosso país, segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo.
Raul Martins, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), alerta que “para aqueles que julgam que o turismo não deve ser fator determinante para o nosso desenvolvimento, quero lembrar que, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, a contribuição do Turismo português para a PIB, para o emprego e para o investimento é ainda inferior à média europeia”.
O dirigente associativo, que falava, esta quinta-feira, na sessão de abertura do 28° Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que termina hoje em Ponta Delgada, nos Açores, tendo como base os números revelados na semana passa pelo INE, que afirmam que o crescimento do PIB foi de 1,6% no primeiro trimestre deste ano, considera que este incremento foi “especialmente impulsionado pela atividade turística na época alta”, tendo a subida da taxa de ocupação e do preço médio sido as grandes responsáveis para este feito. “Esta situação permite-nos reafirmar que o Turismo pode ser considerado o motor da economia nacional”, opinou.
Raul Martins revelou que “o crescimento previsto para os próximos anos permitirá criar um milhão de empregos em Portugal até 2026, segundo a mesma fonte”.
Por outro lado, Raul Martins deixou presente que, apenas nos primeiros nove meses deste ano, o crescimento do emprego na hotelaria chegou aos 23%, quando comparando com o período homologo de 2015, e é responsável por um total de 21% dos empregos que o Turismo geram em Portugal.

*A Viajar Magazine nos Açores a convite de AHP

Artigos Relacionados:

AHP prepara-se para lançar plataforma de reservas hoteleiras nacional

Raul Martins: “O país precisa de mais eventos como o Web Summit”

Hotéis não aderem à lei que permite dispensa de estrelas

Neeleman recorda urgência do Montijo até para estacionamento de aeronaves

Marcelo diz que é preciso assegurar que não estamos perante um epifenómeno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui