46º Congresso APAVT: Presidente da República afirma que partidos se devem pronunciar sobre aeroporto, TAP, SATA e ferrovia de alta velocidade

textos: Sílvia Guimarães  Fotos: Miguel Moura

O Presidente da República afirma que nem tudo é negativo com o chumbo do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022). Marcelo Rebelo de Sousa defende que existem “aspetos positivos” para o turismo, dado que dá uma nova oportunidade aos partidos de repensarem assuntos de maior importância para o país, como é o caso do novo aeroporto de Lisboa, da TAP, da SATA e da ferrovia de alta velocidade.

Com as eleições de 30 de janeiro e o início de uma nova legislatura, o representante da nação portuguesa garante que “não há nada como clarificar antes da legislatura, para depois não haver surpresas” em relação ao novo aeroporto da região de Lisboa e que a decisão da sua localização não poderá ultrapassar o ano de 2022.

Marcelo Rebelo de Sousa já havia afirmado no Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, que seria para si “inconcebível chegar ao fim do mandato sem uma resolução sobre o aeroporto” e que “qualquer decisão, por má que seja, é melhor que uma não decisão”.

No que respeita à TAP, o Chefe de Estado diz ser “muito importante que nas próximas eleições os partidos concorrentes clarifiquem a sua posição” em relação à Transportadora Aérea Nacional, mas assegura que “sonhar com um hub forte em Portugal implica apostar na reforma da TAP e na sua viabilização”.

Para Marcelo Rebelo de Sousa a TAP é fundamental para o país e “a alternativa de se esperar que venha o mercado, à saída de uma crise, numa galáxia diferente, salvar uma situação que decorreria da extinção da TAP, substituindo o seu papel, é esperar o impossível”.

*A VIAJAR MAGAZINE encontra-se no 46º Congresso APAVT a convite da associação

Artigos relacionados:

Agências de viagens dizem ser “urgente” receberem apoios até à Páscoa

CTP defende que Rita Marques deve continuar como secretária de Estado do Turismo

Pedro Costa Ferreira defende que sem a TAP será difícil o desenvolvimento dos mercados longínquos

Francisco Calheiros distinguido com Medalha de Ouro

TAP passa a permitir alterações de reservas sem custos adicionais

“As agências são a chave para a recuperação da TAP”

ANA afirma que recuperação aeroportuária está em bom andamento e novo aeroporto é crucial

SATA confiante na aprovação do seu plano de reestruturação

DECO anuncia novo serviço que irá ajudar agências de viagens a reforçar a confiança dos consumidores

“Não vale a pena termos um novo aeroporto se não tivermos a TAP”, alerta Siza Vieira

Apoios ao setor devem continuar até à Páscoa insiste APAVT

46º Congresso APAVT: Foto Galeria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here