textos: Sílvia Guimarães Fotos: Miguel Moura
O Presidente da República afirma que nem tudo é negativo com o chumbo do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022). Marcelo Rebelo de Sousa defende que existem “aspetos positivos” para o turismo, dado que dá uma nova oportunidade aos partidos de repensarem assuntos de maior importância para o país, como é o caso do novo aeroporto de Lisboa, da TAP, da SATA e da ferrovia de alta velocidade.
Com as eleições de 30 de janeiro e o início de uma nova legislatura, o representante da nação portuguesa garante que “não há nada como clarificar antes da legislatura, para depois não haver surpresas” em relação ao novo aeroporto da região de Lisboa e que a decisão da sua localização não poderá ultrapassar o ano de 2022.
Marcelo Rebelo de Sousa já havia afirmado no Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, que seria para si “inconcebível chegar ao fim do mandato sem uma resolução sobre o aeroporto” e que “qualquer decisão, por má que seja, é melhor que uma não decisão”.
No que respeita à TAP, o Chefe de Estado diz ser “muito importante que nas próximas eleições os partidos concorrentes clarifiquem a sua posição” em relação à Transportadora Aérea Nacional, mas assegura que “sonhar com um hub forte em Portugal implica apostar na reforma da TAP e na sua viabilização”.
Para Marcelo Rebelo de Sousa a TAP é fundamental para o país e “a alternativa de se esperar que venha o mercado, à saída de uma crise, numa galáxia diferente, salvar uma situação que decorreria da extinção da TAP, substituindo o seu papel, é esperar o impossível”.
*A VIAJAR MAGAZINE encontra-se no 46º Congresso APAVT a convite da associação
Artigos relacionados:
Agências de viagens dizem ser “urgente” receberem apoios até à Páscoa
CTP defende que Rita Marques deve continuar como secretária de Estado do Turismo
Pedro Costa Ferreira defende que sem a TAP será difícil o desenvolvimento dos mercados longínquos
Francisco Calheiros distinguido com Medalha de Ouro
TAP passa a permitir alterações de reservas sem custos adicionais
“As agências são a chave para a recuperação da TAP”
ANA afirma que recuperação aeroportuária está em bom andamento e novo aeroporto é crucial
SATA confiante na aprovação do seu plano de reestruturação
DECO anuncia novo serviço que irá ajudar agências de viagens a reforçar a confiança dos consumidores
“Não vale a pena termos um novo aeroporto se não tivermos a TAP”, alerta Siza Vieira